Avaliação

Grupos de Trabalho

A avaliação escolar é uma preocupação permanente dos educadores do país pois reflete o trabalho desenvolvido nas escolas. O sistema de avaliação brasileiro começou a ser implementado no final da década de 1980, foi ampliado e chegou ao modelo atual, em que todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com exceção da Educação Infantil.

Os anos finais do Ensino Fundamental são avaliados bienalmente, de forma censitária, por meio da Prova Brasil. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, a cada dois anos. Estes modelos de avaliação deixam de fora algumas áreas de conhecimento e os componentes socioemocionais. Além disso, os sistemas estaduais e as avaliações nacionais não são integrados, o que aumenta os gastos para a construção de medidas de desempenho.

SOBRE O GRUPO DE TRABALHO

1. Composição (Secretários/ Parceiros/ Técnicos)

Secretários: Fred Amâncio (PE)

Parceiros: Instituto Ayrton Senna, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto Natura.

2. Objetivos

Desenvolvimento de proposta de aprimoramento das avaliações estaduais da educação básica além da possibilidade de integrar avaliações estaduais e federais. 

3. Status do Projeto: Em andamento

Os técnicos e parceiros estão bastante engajados na organização deste seminário que tem expectativa de público de 400 pessoas e que contará com a presença de palestrantes internacionais como Catherine Millett, do ETS, a Maria Inês Fini, Presidente do INEP, nos dois dias do encontro.  

4. Produtos Entregues

1. Censo das Avaliações Estaduais;

2. Documento de Premissas Norteadoras para o trabalho do Consed;

3. Diagnóstico;

4. Seis Cenários;

5. Escolha do Cenário;

6. Refinamento da Proposta;

7. Estimativa de Custos com Avaliações dos Estados. 

5. Fala do Secretário

“ Com o GT de Avaliação, trabalhamos para construir um consenso sobre as avaliações nas redes estaduais que vai nos permitir ampliar essa discussão para a construção do sistema nacional de educação.” Fred Amâncio

6. Fala do Parceiro

Ao longo dos últimos 25 anos construímos um amplo sistema de avaliações da Educação Básica. Esse rico sistema de avaliações, no entanto, foi construído de forma pouco articulada e com limitada coordenação entre os entes federados. Os ganhos de aprimorar a cooperação são enormes. O Instituto Ayrton Senna reconhece, parabeniza e apoia o CONSED nessa importante e providencial iniciativa de instituir um Grupo de Trabalho voltado a promover (i) o compartilhamento de experiências no desenho, no uso e na implementação de sistemas de avaliação, (ii) maior comparabilidade entre as informações, e (iii) a identificação e o aproveitamento de sinergias e economias de escala.

7. Principais Devolutivas do Período*

As atividades do grupo no período estão focadas na validação do texto do relatório e na operacionalização do Seminário Internacional de Avaliação que já conta com a confirmação dos palestrantes: Chico Soares, Manuel Palácios, Telma Vinha, Ricardo Madeira e Representante do ETS.

8. Próximos passos

- Realizar Seminário Internacional de Avaliação nos dias 10 e 11 de outubro em Recife/PE.

- Discutir, alinhar e validar próximos passos deste GT incluindo a criação de consórcios entre estados e municípios.

Documentos

Documento de Avaliação da Educação Básica (Relatório do Seminário Internacional de Avaliação)