Comunicação e Engajamento

Sobre a Frente

Sobre a Frente

A Frente de Comunicação e Engajamento é uma das iniciativas da Agenda da Aprendizagem, promovida por Consed e Undime, dentro do macrotema BNCC em Regime de Colaboração.

O 1º encontro da frente ocorreu entre os dias 3 e 6 de junho. O grupo reúne assessores de comunicação das secretarias estaduais de educação de todo o país e representantes da Undime.

Reunidos em São Paulo, os assessores participaram de uma intensa programação, que reuniu palestras com jornalistas que atuam na área da Educação; oficinas condu-zidas pela jornalista Anna Penido, com foco na implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio; e debates com secretários de Comunicação e Educação. A coordenação das atividades é da secretária do Amapá, Goreth Sousa.

Durante as oficinas, os integrantes da frente desenvolveram projetos para melhorar a comunicação entre a secretaria e as es-colas.

A iniciativa conta com a parceria da Fundação Lemann e o apoio do Movimento Pela Ba-se, Instituto Inspirare, TV Escola e Fundação Roberto Marinho.

Programação do 1º encontro

Entre as atividades do primeiro dia da programação, foi realizada uma visita às obras do Museu da Língua Portuguesa, quando os assessores conversaram sobre comunicação com o Secretário Geral da Fundação Roberto Mari-nho, Wilson Risolia. 

Na Pinacoteca do Estado, os assessores debateram com jornalistas que trabalham com Educação e participaram de várias oficinas. Entre os nomes, estavam Flávia Oliveira, da GloboNews, Flá-via Yuri, que foi editora de Educação da Revista Época e André Libonati, do Canal Futura.

Na terça (4), a jornalista e diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, coordenou uma formação voltada para melhorar a comunicação com as escolas, considerando os desafios da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio.

As atividades do segundo dia da formação foram encerradas no Palácio do Governo do Estado. Na ocasião, os assessores conversaram com o secretário de Comunicação do Estado de São Paulo, Cleber Mata, que trabalha há muitas gestões no setor e tem bastante experiência em comunicação pública.

Os assessores também puderam conhecer o estúdio multimidia do governo.

Mais cedo, o diretor da TV Escola, Francisco Câmpera, parti-cipou da programação e ofereceu o espaço do canal para o conteúdo produzido pelas secretarias.

Representantes de 23 estados e do Distrito Federal participaram da formação.

Durante o encontro, a coordenadora de comunicação do Es-tado do Sergipe, Gleice Queiroz, compartilhou com os colegas a experiência com o projeto “Ascom Itinerante”, que aproximou a assessoria das escolas.

Nesta quinta (6), um dos pontos altos da programação foi a roda de conversa com o jornalista Antonio Góis, do jornal O Globo, presidente da Associação dos jornalistas que cobrem Educação, a JEDUCA.

Além de falar um pouco sobre usa trajetória profissional, ele apresentou as ações da JEDUCA e respondeu uma série de perguntas dos assessores, muitas delas sobre a relação do assessor com o repórter.

As atividades do 1º encontro foram encerradas na TV Globo São Paulo, onde os assessores puderam conhecer as redações dos telejornais e conversar com jornalistas, como Maju Coutinho.

Eles também conversaram com a supervisora do departa-mento de Responsabilidade Social da Rede Globo, Mariana Vasconcellos, sobre os diferentes espaços que podem ser ocupados pelos atores da educação na grade da emissora.

O próximo encontro da frente está marcado para ocorrer na última semana de agosto, em Brasília/DF.
 

Documentos Comunicação

Faça o download dos arquivos apresentados durante o 1º encontro da Frente de Comunicação e Engajamento, realizado entre 3 e 6 de junho de 2019, em São Paulo:

1. Sobre o programa de formação

2. Comunicação e Engajamento com foco na Implementação da BNCC e Novo Ensino Médio

3. Ascom Itinerante, projeto do estado de Sergipe