Roraima
28.11.2019Por: Mágida Azulay Khatab
Fotos: Ascom/Seed
Com o tema “A utilização das tecnologias digitais nas escolas”, o I Workshop de Tecnologia Educacional acontece durante toda esta quinta-feira, 28, para apresentar aos coordenadores pedagógicos, professores e gestores escolares como os recursos tecnológicos podem ser aliados potentes no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes.
O evento ocorre na Univirr (Universidade Virtual de Roraima), localizada na Avenida São Sebastião, no bairro Tancredo Neves. A abertura contou com a participação do secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Aerton Sousa Dias e do coordenador do NTE (Núcleo de Tecnologia Estadual), Samuel Castro.
Também participaram o secretário executivo da Undime (União Nacional dos Secretários Municipais de Educação), Kennedy Leite, e o coordenador de Tecnologias do MEC (Ministério da Educação), Alexandre Mathias Pedro, que ministrou a palestra de abertura com o tema “Educação Conectada”, um programa do Governo Federal que irá levar internet para escolas em todo o Brasil.
“O programa proporciona ao gestor um olhar mais cuidadoso para o uso da tecnologia integrada ao currículo e, partir dessa análise, permite que o gestor possa pensar em projeto pedagógico para integrar a tecnologia ao cotidiano escolar”, explicou Alexandre.
Além disso, o Workshop conta com salas temáticas e oficinas com temas diversos, como “Robótica experimental”, “A produção de conhecimentos teóricos e práticos com o uso da lousa digital”, “O uso de jogos educacionais como facilitador para alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática”, “Uma tecnologia assistiva”, “Tecnologias digitais acessíveis ao AEE”, “O uso de laboratório de informática nas primeiras mostras de ciências”, “Startup Educacional: Empreendedorismo digital – aprendizagem criativa”, entre outros.
A programação encerra com o “Bate papo digital: as tecnologias digitais na Aprendizagem”, com o convidado do MEC, Mathias Alexandre. O Workshop conta com a participação de 460 professores inscritos previamente por meio de endereço eletrônico, mas também foram aceitas inscrições manuais, na abertura do evento.
Para o coordenador do Workshop, Samuel Castro, este é um marco na educação do Estado. Ele destacou que a atual gestão tem investido na área de tecnologia para fortalecer e estimular o aprendizado dos estudantes.
“Estamos muito contentes, porque a atual gestão tem percebido que não dá para fazer educação sem tecnologia. Esse evento é importantíssimo para nós prosseguirmos nesse trabalho, para que as escolas e professores se apropriem dessa tecnologia. Se fala muito em aprendizagem significativa e criativa, mas isso não se faz sem as ferramentas de tecnologia, como apoio nesse processo”, enfatizou Samuel Castro.
A orientadora de tecnologia Hellen Regiane, que trabalha no laboratório de informática da Escola Estadual Major Alcides, considera importante os professores compreenderem que podem utilizar recursos tecnológicos, como celular e computador, a favor do aprendizado.
“Nas escolas, nós temos muitas tecnologias que não são utilizadas por alguns professores e os alunos acompanham essa tecnologia. Nós fazemos essa ponte entre a disciplina do professor em sala de aula e o uso das ferramentas, como laboratórios, data show, aplicativos de celulares, entre outros. Ajudamos o aluno nesse manuseio e nas descobertas dessas tecnologias e também o professor”, explicou Hellen.
O workshop também conta com o “Museu Tecnológico”, um espaço com exposição de equipamentos antigos, uma verdadeira volta ao passado, com telefones convencionais e celulares, aparelhos de fax, aparelhos de som, vitrola, minigames, vídeogames, televisores, entre outros aparelhos eletrônicos que fizeram parte da evolução tecnológica da sociedade.
ESCOLAS CONECTADAS - O Programa de Inovação Educação Conectada, criado pelo Governo Federal, busca universalizar o acesso à internet em alta velocidade nas escolas e estimular a utilização de tecnologias digitais na Educação Básica. Por meio do programa, as escolas poderão contratar serviços de internet e adquirir equipamentos.
Segundo o coordenador de Tecnologias do MEC, Alexandre Mathias, o Governo Federal irá investir R$ 284 milhões no programa. “Serão 224 milhões investidos em escolas das áreas urbanas e R$ 60 milhões para as escolas localizadas em áreas rurais. Será disponibilizada conexão de internet via satélite e serão alcançadas em todo o Brasil 70 mil escolas”, disse Mathias.
Os recursos serão distribuídos no âmbito do PDDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas), conforme adesão das instituições de ensino e preenchimento de alguns critérios. Em Roraima, serão beneficiadas 82 escolas, sendo 59 da capital e 23 no interior. As unidades de ensino já fizeram a adesão e estão em fase de preenchimento de dados via plataforma do PDDE. A previsão do investimento é para 2020.