Mato Grosso do Sul
07.12.2021A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, localizada na rua das Camélias, no bairro Buriti, em Campo Grande, realizou, de 09 a 19 de novembro o projeto intitulado “Viva e Aprenda”.
“Com o objetivo de auxiliar os nossos alunos a identificar e gerenciar as emoções é que idealizamos e realizamos o projeto "Viva e Aprenda". Temos em nossa escola uma demanda de alunos que enfrentam conflitos internos e externos, pois, no anonimato da vida, os mesmos são vítimas de violência física e verbal, abuso sexual, abandono e ameaças, gerando em nossos discentes crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e outros males que assolam a nossa sociedade como um todo”, enfatiza gestora Evelise Ribeiro Valadares da Silveira.
Oficinas
O projeto contou com a colaboração de vários profissionais, sendo a maioria psicólogos. Vários temas foram abordados de interesse dos alunos e estes foram abordados em forma de oficinas com dinâmicas e rodas de conversa.
No dia 11 de novembro os estudantes puderam participar das seguintes oficinas: “Tudo muda quando eu Mudo!”, com enfermeira padrão e estudante de psicologia, diretora do Lar Ligia Hans, Miriam Lopes; “Como lidar com a ansiedade e o medo”, com psicóloga da família e advogada, Elenise Roldan Melgarejo.
No dia 12 de novembro os estudantes assistiram palestra sobre “Bullying”, com advogada Priscila de Oliveira Camargo. No dia 17 de novembro foi a oportunidade de assistir sobre o tema “Oficina de emoções X Inteligência emocional”, com psicóloga e professora universitária, Maysa Colombo; na seguência o tema foi, “Rotas...”, com psicóloga Mara de Souza Lutz.
Já no dia 18 de novembro a palestra teve a temática “Eu me amo”, com psicóloga Alyne Wilson; “Minha autoestima importa” foi temática da oficina realizada pela psicóloga Thalita Dagher. No dia 19 encerrou com a temática “Perfil do profissional do futuro: Por que aprender é importante!”, com departamental da Instituição Adventista de Educação e Assistência Social, Lucas Bitencourt.
Texto: Adersino Junior, Secretaria de Educação de MS