Unidades escolares da Rede Estadual realizam ações para promover a Cultura da Paz nas escolas

Tocantins

23.09.2025

Com o objetivo de promover a cultura da paz no ambiente escolar, unidades escolares do Tocantins que participam do Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), realizaram neste sábado, 20, diversas ações unindo o Dia D da Leitura com o Dia Internacional da Paz, celebrados nos dias 20 e 21 de setembro, respectivamente.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta atualmente com 20 escolas associadas ao programa, que é uma das maiores e mais antigas redes educativas globais, presente em 182 países e composta por mais de 12 mil instituições. As atividades desenvolvidas foram marcadas por ações que integraram a leitura com a promoção da cultura de paz, da confiança e do respeito.

A coordenadora regional da Rede PEA UNESCO-TO, Luciana Fagundes, celebra a mobilização e a programação realizada pelas Escolas Associadas. “Possibilitaram não apenas o engajamento da comunidade escolar, mas também o protagonismo dos estudantes na construção de um ambiente educativo mais justo, pacífico e solidário. Em um cenário mundial permeado por conflitos, as ações ganham ainda mais relevância ao reforçar valores como harmonia, diálogo e valorização da vida”.

 

Projetos realizados nas unidades escolares associadas

No Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, de Arraias, que já participa do programa há três anos, foram realizadas diversas ações ao longo do tempo. Com a premissa de estimular nos estudantes o respeito e acolhimento com os colegas que sofrem de transtornos de ansiedade e depressão, por meio do projeto “Se eu escuto e acolho o meu próximo, eu ajudo a promover a paz”.

O Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, promove desde 2024 ações relacionadas à horta da unidade, como parte do projeto “Educação Ambiental e Sustentabilidade – A horta escolar atrelada ao ciclo da água e ao reuso de recursos”. Por meio do projeto, os estudantes são incentivados a desenvolver uma cidadania global, cultura de paz e hábitos de vida sustentável, além de fortalecer a consciência crítica sobre as mudanças climáticas e o cuidado com o meio ambiente.

Já no Colégio Estadual Rui Barbosa, de Araguaína, o projeto “Pela Cultura da Paz, diga não ao Bullying!”, foi realizado com os estudantes. Dentre as ações realizadas, os jovens participaram de círculos de construção e conexões da paz, além de uma roda de conversa com o tema: misoginia e comportamento masculino cortês.

Também em Araguaína, o Centro de Ensino Médio Paulo Freire, desenvolveu dois projetos de cultura da paz. O “Acolhendo a Terceira Idade”, realizado por estudantes da segunda série do Ensino Médio, teve como finalidade aproximar gerações, promover empatia, solidariedade e respeito.

No projeto “Permita que Eu Fale”, desenvolvido em articulação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, os estudantes participaram de práticas pedagógicas conjuntas, como palestras, rodas de conversa e estudo e reflexão sobre leis que asseguram os direitos humanos e a dignidade de todos. A ação teve como objetivo transformar práticas de violência e bullying em atitudes de respeito, gentileza e cooperação, garantindo um espaço escolar mais saudável, inclusivo e propício à aprendizagem.

 

PEA UNESCO

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO é uma rede global de instituições educacionais que trabalham em conjunto para promover os ideais, valores e prioridades da UNESCO, buscando construir um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável.

O programa tem como objetivo a aprendizagem intercultural, o desenvolvimento sustentável, a cultura da paz e o conhecimento do Sistema ONU e dos desafios a serem enfrentados.

Revisão Textual: Enedino Benevides Neto/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins