Mato Grosso do Sul
17.09.2024A Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, no município de Paranaíba, recebeu lousas digitais (painéis interativos) fornecidas pela SED (Secretaria de Estado de Educação).
No dia 20 de agosto, o professor coordenador de práticas inovadoras (PCPI) Marcos Vinícius Sales da Silva participou do encontro síncrono “Formação Continuada - Lousa Digital: descobrindo suas potencialidades”, oferecido pela Superintendência de Tecnologia e Informação, por intermédio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional. Após participação no encontro online, o PCPI iniciou a implementação das lousas para uso em sala de aula.
Formação em serviço
Assim, para conseguir multiplicar a formação ao maior número de professores da unidade escolar, o PCPI, em consonância com a direção e coordenação pedagógica, organizou uma Formação em Serviço a ser ofertada aos docentes no horário de estudo coletivo e por área de conhecimento, apresentando metodologias ativas de aprendizagens e atividades práticas, para que eles pudessem explorar as funcionalidades das lousas digitais, as suas potencialidades didáticas e iniciar o planejamento de suas aulas que contemplem a utilização como ferramenta pedagógica em suas aulas, visando ainda, potencializar o processo de aprendizagem, promover a interatividade e a participação ativa dos estudantes.
Após este momento, chegou a vez dos professores colocarem em prática o que conseguiram aprender durante a Formação em Serviço, implementando o uso das lousas digitais em sala de aula. Para a estudante Lara Fernanda de Oliveira, do 6º ano “foi muito legal porque a gente pôde ver as células dentro e deu para entender bem o conteúdo”. Quanto a aparência, a estudante Adrielly Tavares Ferreira “ela parece um tablet gigante e melhorou muito a aula”. Já para o estudante Luan Vitor Alves do Nascimento, do 6º Ano “o ensinamento foi muito maior, foi muito mais legal, ver realmente as coisas ali na nossa frente”.
Para a professora Nathália Fernanda Veloso dos Santos, que leciona o Componente Curricular de Matemática, utilizar a lousa digital na sua aula “foi dinâmico, porque dentro da sala de aula, quando você utiliza a lousa comum, com giz, às vezes você não consegue desenvolver algum conceito que é muito abstrato, principalmente para quem não tem habilidade manual para desenhar”.
Já para a professora Lorena Rodrigues, do Componente Curricular de Física a lousa digital “Impacta no sentido da facilidade que agora temos em demonstrar rapidamente imagens, vídeos, gifs e trabalhar simulações digitais com os estudantes, algo muito necessário na disciplina de Física, por exemplo, que muitas vezes trabalha-se com conceitos abstratos e de difícil visualização. A aula fica mais dinâmica e com isso os estudantes ficam mais interessados e participativos e o uso da tecnologia em sala de aula permite um avanço no processo de ensino-aprendizagem em comparação com as metodologias de ensino tradicionais, pois se aproxima mais da vivência dos estudantes, uma vez que estamos vivendo uma era cada dia mais digital”, finaliza.
Para a professora Cilma Rosa de Oliveira Barbosa, do Componente Curricular de Língua Portuguesa, usar uma tecnologia tão avançada nas aulas “prende a atenção dos estudantes e produz interesse na aprendizagem. Transitar entre o recurso tecnológico e o uso de um caderno comum torna-se mais fácil e com o aproveitamento integral dos tempos de aula e ver o encantamento dos estudantes diante de um recurso tão moderno e inovador, proporciona a obtenção do conhecimento e o interesse maior pelas aulas. Além disso, motiva o próprio professor a superar-se, produzindo também uma realização profissional do profissional”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar