Três escolas terão projeto-piloto de ensino médio integral

Paraná

21.12.2015

Representantes de três escolas da rede pública estadual e de Núcleos Regionais de Educação (NREs) participaram, nesta sexta-feira (18), de uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (SEED) para alinhar o processo de implantação da oferta de Educação Integral no ensino médio dessas unidades, já no ano letivo de 2016. Serão inicialmente três projetos-piloto (envolvendo os Núcleos de Cascavel, Londrina e Laranjeiras do Sul), mas a intenção da SEED é ampliar esse número ao longo dos anos. A iniciativa faz parte da Política de Educação Integral em Jornada Ampliada da rede paranaense de ensino.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, agradeceu o empenho dos diretores dessas unidades. “Tenho certeza que com a vontade que vocês demonstram vamos superar todos os obstáculos. Muito obrigada a cada um que abraçou esta ideia”, disse a secretária, destacando que a equipe da Secretaria está à disposição dos diretores envolvidos nessa oferta, para dar orientação e suporte. A secretária defende a implantação da educação em tempo integral na rede pública e lembra que, quando secretária municipal da Educação de Pato Branco, colocou essa proposta em prática. “Nossa preocupação é com a qualidade do ensino”, completou Ana Seres.

O diretor Paulo Sérgio Fagonello, do Colégio Dario Vellozo, de Londrina (Norte do Estado), está empolgado com a implantação da Educação em Tempo Integral na sua unidade. “Desde 2013 temos essa intenção e agora obtivemos o parecer favorável para iniciar a oferta”, comemorou o diretor. O colégio atende mais de duzentos estudantes do ensino fundamental e médio.

Na reunião desta sexta-feira, os representantes das três escolas envolvidas receberam orientação relativas a documentação, recursos humanos e proposta pedagógica.

O chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari, destaca a importância da oferta de Educação em Tempo Integral. Antes de desenvolver o projeto paranaense, técnicos da SEED realizaram um amplo estudo do assunto, incluindo as experiências de educação integral desenvolvidas nos estados do Amazonas, São Paulo e Pernambuco, entre outros.

Além do Dario Vellozo (Londrina), participam o colégio Júlia Wanderley, de Cascavel, e o Elenir Linke, do município de Cantagalo (NRE de Laranjeiras do Sul).