Paraná
21.12.2015Representantes de três escolas da rede pública estadual e de Núcleos
Regionais de Educação (NREs) participaram, nesta sexta-feira (18), de
uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (SEED) para alinhar o
processo de implantação da oferta de Educação Integral no ensino médio
dessas unidades, já no ano letivo de 2016. Serão inicialmente três
projetos-piloto (envolvendo os Núcleos de Cascavel, Londrina e
Laranjeiras do Sul), mas a intenção da SEED é ampliar esse número ao
longo dos anos. A iniciativa faz parte da Política de Educação Integral
em Jornada Ampliada da rede paranaense de ensino.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, agradeceu o
empenho dos diretores dessas unidades. “Tenho certeza que com a vontade
que vocês demonstram vamos superar todos os obstáculos. Muito obrigada a
cada um que abraçou esta ideia”, disse a secretária, destacando que a
equipe da Secretaria está à disposição dos diretores envolvidos nessa
oferta, para dar orientação e suporte. A secretária defende a
implantação da educação em tempo integral na rede pública e lembra que,
quando secretária municipal da Educação de Pato Branco, colocou essa
proposta em prática. “Nossa preocupação é com a qualidade do ensino”,
completou Ana Seres.
O diretor Paulo Sérgio Fagonello, do Colégio Dario Vellozo, de Londrina
(Norte do Estado), está empolgado com a implantação da Educação em Tempo
Integral na sua unidade. “Desde 2013 temos essa intenção e agora
obtivemos o parecer favorável para iniciar a oferta”, comemorou o
diretor. O colégio atende mais de duzentos estudantes do ensino
fundamental e médio.
Na reunião desta sexta-feira, os representantes das três escolas
envolvidas receberam orientação relativas a documentação, recursos
humanos e proposta pedagógica.
O chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento
Ogliari, destaca a importância da oferta de Educação em Tempo Integral.
Antes de desenvolver o projeto paranaense, técnicos da SEED realizaram
um amplo estudo do assunto, incluindo as experiências de educação
integral desenvolvidas nos estados do Amazonas, São Paulo e Pernambuco,
entre outros.
Além do Dario Vellozo (Londrina), participam o colégio Júlia Wanderley,
de Cascavel, e o Elenir Linke, do município de Cantagalo (NRE de
Laranjeiras do Sul).