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19.04.2016Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Escrevendo o Futuro é um programa de formação exclusivo para educadores e professores que trabalham com língua portuguesa em escolas públicas de todo o país. O Consed é parceiro na iniciativa.
Para que a adesão de todos os professores à 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro seja efetiva, as secretarias municipais devem fazer suas inscrições até o dia 30 de abril. Com a adesão de todos os estados do Brasil, a participação dos professores das redes estaduais inscritos já é válida. O regulamento e as informações sobre o processo de inscrição de professores e secretarias estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br.
O Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como objetivo apoiar os docentes no aprimoramento das suas práticas didáticas para desenvolver competências de escrita nos estudantes e contribuir com a melhoria do ensino público. Os professores podem inscrever trabalhos de seus alunos em quatro gêneros textuais, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Valorizando a interação de crianças e jovens com suas regiões, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como tema “O lugar onde vivo”. Os alunos resgatam histórias, estreitam vínculos com suas comunidades e aprofundam o conhecimento sobre seus territórios. A iniciativa é fruto de parceria da Fundação Itaú Social com o Ministério da Educação e conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Inscrições e adesões se encerram em duas semanasO concurso da Olimpíada é sua ação de maior abrangência, quando professores também podem colocar em prática com suas turmas a metodologia do programa.
“Trata-se de uma ação de larga escala que contribui com o ensino de língua portuguesa na escola pública, explica Cida Laginestra, coordenadora do programa. Ela reforça a importância de as secretarias realizarem a adesão, permitindo a participação de professores e estudantes. “Temos recebido inscrições de professores de municípios em que o(a) secretário(a) de educação ainda não fez a adesão. E a adesão da secretaria é condição para que os professores da rede de ensino tenham a inscrição validada e possam enviar os textos de seus alunos, mostrando o trabalho que realizam”, afirmou.