Sergipe
31.01.2020O levantamento de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apontou a aprovação de 1.067 alunos da rede pública estadual de Sergipe na Universidade Federal de Sergipe. Desse total, 396 são estudantes que cursaram apenas o ensino médio; 440 são alunos exclusivos do Curso Pré-Universitário do Governo de Sergipe, e 231 alunos estavam matriculados em 2019 tanto no ensino médio, quando no Pré-Universitário.
Desde que iniciou a divulgação do Sisu, alunos da rede pública se destacaram em excelentes colocações em cursos concorridos, tanto na Universidade Federal de Sergipe, quanto em outras instituições de ensino superior de outros estados. É o caso do aluno Leonardo de Oliveira, aprovado em 1º lugar no Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com 18 anos, ele estudou a vida toda na rede pública e terminou o ensino médio no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa.
Segundo ele, a aprovação foi uma surpresa, mas fruto do que já vinha trilhando ao longo dos anos, sempre batalhando por esse objetivo e traçando metas.
"A escola pública foi fundamental para mim, o apoio dos professores também, que me incentivaram ainda mais. Eu sempre quis estudar no período integral do Manoel Messias Feitosa, um importante caminho para conseguir passar no Enem. Não consegui no primeiro ano, pois morava no interior e não tinha transporte, mas nos dois últimos anos consegui e isso foi decisivo na minha conquista, juntamente com meus esforços. O Ensino Médio em Tempo Integral foca bastante no Enem e foi uma importante porta para eu atingir os meus objetivos", declarou.
Outro que se destacou foi José Gabriel Silva Santana, que estuda no Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju, desde o 9º ano do ensino fundamental. Ele passou em 1º lugar em Cinema e Audiovisual na UFS e em 6º lugar em Física Computacional na Universidade de São Paulo (USP). "Eu não esperava esse resultado, pois os alunos em São Paulo estudam para as provas da Fuvest durante o ano inteiro e, aqui em Sergipe, a gente é mais focado no Enem. Mesmo assim tive uma preparação muito boa aqui no Leandro Maciel, que me ajudou a despertar o interesse pelos estudos", disse.
O jovem Antônio Ricardo Cruz Melo, de 17 anos, passou em 1º lugar no curso de Direito na UFS. Estudante desde o 8º ano do Colégio Estadual João Salônio, em Nossa Senhora Aparecida, ele está comemorando sua vitória. "Eu já esperava passar, mas para mim a primeira colocação foi uma grande surpresa. Eu tive uma preparação excelente na escola pública estadual, com professores que sabem realmente ministrar as aulas e passar os conteúdos. Aprendi bastante e agora estou comemorando com minha família", declarou.
Emilly Karoline dos Santos Alves, estudante do Colégio Estadual Augusto Franco, em Pedra Mole, fez sua preparação também no Curso Pré-Universitário da Seduc, e foi a 1º colocada de três vagas no curso de Engenharia Agronômica da UFS. "Fiquei surpresa em passar, até porque a nota de corte subiu muito. Mas o Pré-Universitário me preparou bastante com revisões, simulados e aulas complementares. Eu recomendo a todos os estudantes a preparação do Preuni para o Enem", afirmou.
O secretário de Estado da Educação, do Esporte da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, ressaltou a importância de galgar mais um degrau na vida estudantil, ao acessar o ensino superior, além de parabenizar o esforço dos professores, dos alunos e preocupação do Estado em levar qualidade ao ensino público, além do incentivo dos familiares.
"Quero desejar os parabéns a todos os alunos da rede estadual do ensino médio e do pré-universitário por terem obtido êxito nas principais universidades do país. Reflete um esforço, tanto dos nossos professores, como do Governo do Estado, em proporcionar um ensino de qualidade", afirmou.
A diretora do Departamento de Ana Lúcia Lima Rocha, declarou que vê com grande alegria os resultados satisfatórios da rede pública estadual no Enem. "É a consolidação de um trabalho efetivo, tanto das nossas escolas da rede estadual que oferecem o Ensino Médio, quanto das que oferecem a Educação de Jovens e Adultos. A gente tem como meta a ampliação da participação dos nossos alunos no Enem e do número de alunos que ingressam no ensino superior. Agradecemos a todas as comunidades escolares do Ensino Médio que desenvolveram um trabalho de grande relevância para que hoje tivéssemos esses resultados", disse.
Já a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, explicou que esse quantitativo de aprovados tende a aumentar. "Este é um resultado parcial, mas carregado de significado para a escola pública. Como é característico de todo o processo que envolve o Enem, muito ainda ouviremos falar sobre os resultados da Rede Pública Estadual", declarou.