Sergipe
17.10.2023A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) abriu a sexta edição da exposição AVIE! Artes Visuais na Escola, que ficará em cartaz no período de 11 de outubro a 10 de novembro, na galeria J. Inácio, anexa à Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju. Composta por 43 obras de estudantes artistas da rede pública estadual de ensino, o objetivo da AVIE! é fomentar a produção artística realizada por alunos que estejam matriculados, contribuindo para a identificação de novos talentos nas artes visuais sergipanas.
Foram premiadas a escultura “Desesperada” da aluna Lilyan Barreto de Oliveira, do Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, de Tomar do Geru; em segundo lugar, a releitura do artista plástico Van Gogh “Terraço do Café à Noite”, da aluna Raquel Patrício Santos, do Colégio Gilberto Freyre, de Nossa Senhora do Socorro; e em terceiro lugar, além do Reconhecimento do Júri, a pintura em óleo sobre tela da alunaAna Luiza Moreira Prado, do Colégio Estadual Tobias Barreto, de Aracaju . Todos os participantes receberam o Certificado de Participação e dez receberam o certificado de Menção Honrosa.
A aluna Lilyan Barreto contou uma história de desespero e de superação por que passou nos bastidores da confecção da obra construída com a técnica em papel machê. Ela participa do programa de monitoria do Governo de Sergipe, estuda para o Enem e também queria participar da Avie. Mesmo com a correria do período de estudos e monitoria, dedicou-se à escultura. O cachorrinho de estimação dela, percebendo que tinha sido deixado de lado pela escultura, logo tratou de destruir a arte de Lilyan Barreto.
“Ele sentiu que estava dando mais atenção à confecção da escultura. Quando foi olhar, ele tinha acabado com tudo. Fiquei desesperada, mas mesmo assim continuei com o sonho e fiz uma ainda melhor”, contou.
A aluna Emilly Kamilly Guimarães, que é presidente do Clube de Arte do Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, de Tomar do Geru, participou pela primeira vez da AVIE! com a escultura “Mentes Confusas”. “Trouxe o quanto a gente se sente confusos com o que diz as redes sociais, como se tivessem julgando a nossa capacidade de ser”, explicou
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, professora Eliane Passos, afirmou que as obras demonstram o potencial para as artes existentes na escola. “Não somos nós que inspiramos os alunos, mas eles que nos inspiram para as artes. Quando ficamos sabendo como foi construída a ideia de cada uma delas, a ação se agiganta”, contou.
Ao todo, foram inscritos 285 trabalhos e selecionados 43, nas categorias: escultura, arte digital, arte em preto e branco, gravura, fotografia, pintura em tela, desenho infantil, desenho e pintura e colagem. “A ideia é expor para a comunidade a escola como espaço de criação artística, científica e obviamente a arte faz parte. A AVIE! se consolida como a principal exposição de artes do Estado e funciona como um Salão de Novo, lança talentos novos que pela primeira vez expõem numa galeria de arte reconhecida”, avalia Danielle Virginie, coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades).