Amapá
08.07.2019Por Caroline Mesquita
Sete professores de inglês da rede estadual do Amapá vão viajar com todas as despesas pagas no período de julho a agosto para os Estados Unidos. Eles foram selecionados no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) e farão um curso intensivo de seis semanas, vão vivenciar a cultura local e desenvolver atividades acadêmicas em universidades norte-americanas.
O PDPI oferta bolsas de estudos para profissionais das redes públicas de educação básica em efetivo exercício em sala de aula. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Comissão Fulbright.
Este ano, 486 bolsas foram disponibilizadas para o intercâmbio e 1007 educadores de todo o Brasil disputaram essas vagas. Para ser selecionado, foi necessário ser aprovado no TOEFL, exame de proficiência de inglês. São três modalidades de curso: Desenvolvimento de Metodologias, Aprimoramento em Inglês – Intermediário II, e Aprimoramento em Inglês – Intermediário I.
No Amapá, os professores que conquistaram as bolsas do PDPI foram: Fábio Dias (Escola Estadual Esther Virgolino), que irá para o Arkansas State University; Maria Lourdes Souza (Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares); Pablo Guevara (Escola Estadual José Barroso Tostes); Maria Izabel Monteiro (Escola Estadual Raimunda Virgolino); Myure Oliveira (Escola Estadual Santina Rioli); Patrícia Rabelo (Escola Estadual Antonio Messias); e Pedro Moura (E.E Tiradentes); esses estudarão na Iowa Staty University.
Eles treinarão a fluência oral e escrita em inglês, poderão compartilhar metodologias de ensino, além de terem auxílio em preparações de planos de aula que despertem mais o interesse dos estudantes em sala de aula. As bolsas cobrem os gastos de passagens aéreas, deslocamento, alojamento, alimentação, taxas escolares, materiais didáticos, entre outras despesas.
A professora Maria Izabel Monteiro trabalha na rede estadual há 13 anos e esta será a primeira viagem dela aos Estados Unidos. Ela leciona na Escola do Novo Saber Raimundo Virgolino, de tempo integral, e destaca que é comum conversar com seus alunos sobre projetos de vida e sonhos. Agora, pode mostrar a eles que é possível realizar um sonho exclusivamente através dos estudos.
“É muito gratificante e uma oportunidade maravilhosa podermos viajar para os Estados Unidos e convivermos diretamente com a língua inglesa e a cultura norte-americana. Esse curso nos ajudará a aprimorar nossos conhecimentos e, consequentemente, essa aprendizagem refletirá positivamente em nossas salas de aula”, destacou Maria Izabel.