Sergipe
20.04.2022A aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 já começou. A avaliação será realizada em todo o Brasil, até 31 de maio, e é direcionada aos estudantes na faixa etária dos 15 anos, matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, e o principal domínio a ser avaliado deles será a matemática. Os estudantes também farão avaliações de leitura e ciências, além de Letramento Financeiro e Pensamento Criativo, áreas inovadoras relativas às competências esperadas para o século 21. Em Sergipe, sete escolas participarão do Pisa: quatro da rede estadual, duas municipais e uma escola particular.
Sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o estudo também inclui questionários que serão aplicados aos estudantes, seus pais, professores e diretores das escolas. Esses instrumentos visam a obter informações acerca dos principais aspectos dos ambientes familiar e escolar dos estudantes. Os alunos responderão a questões sobre o seu percurso pedagógico e experiências de aprendizagem. A aplicação acontece por meio de formato eletrônico.
A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Ceave/Seduc), professora Joniely Cruz, informou que 177 estudantes sergipanos irão participar da avaliação, os quais estão distribuídos nas sete escolas da amostra localizadas nos seguintes municípios: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Japoatã e Porto da Folha. Ela ainda detalhou o percurso e os critérios para a escolha das unidades de ensino e estudantes elegíveis para a participação na avaliação, que abrange mais 80 países. Nas escolas de Sergipe a aplicação começa nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 28 de abril.
Inicialmente, as sete escolas cadastraram os estudantes que são elegíveis para essa avaliação. “O Inep, juntamente com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), faz um sorteio dentro de um software, e por meio deste sorteio são selecionados até 33 estudantes, distribuídos do 7º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio”, explicou Joniely. A gestora também esclarece que o critério de escolha está relacionado a alguns indicadores educacionais, “porque os alunos participantes do Pisa, mundialmente, deveriam estar no ensino médio, o que acontece que no Brasil, devido à distorção idade-série e ao alto índice de reprovação, os estudante nessa faixa etária elegíveis para essa avaliação estão no sétimo ano e não no ensino médio, então esses sãos os critérios para a participação neste estudo”.
Aplicação
A avaliação será realizada em formato eletrônico. A previsão do tempo total de aplicação, em cada sessão, é de cinco a seis horas, incluindo o tempo para organização das salas. No caso das escolas que não dispõem de equipamentos adequados, a Fundação Getulio Vargas (FGV) — empresa contratada, responsável pela aplicação da avaliação — levará os notebooks necessários para realizar a aplicação.
O objetivo do Pisa é produzir indicadores que possam ser utilizados pelos governos dos países participantes como instrumentos de trabalho na definição e no refinamento de políticas educativas. A proposta é tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade contemporânea. Essa edição do Pisa corresponde à aplicação principal da avaliação inicialmente prevista para ocorrer em 2021, mas que foi impossibilitada devido às limitações de funcionamento escolar impostas pela pandemia de covid-19.
O Inep é responsável pelo planejamento e a operacionalização da avaliação no país, o que envolve representar o Brasil perante a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, coordenar a aplicação desses instrumentos nas escolas amostradas e a coleta das respostas dos participantes, coordenar a codificação dessas respostas, analisar os resultados e elaborar o relatório nacional.
Pisa
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes é uma avaliação da OCDE, aplicada a cada três anos, que oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais, visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.