Sergipe
24.11.2017Por Eugênio Barreto
No primeiro dia de disputas realizadas nesta quarta-feira, 22, os paraltletas sergipanos conquistaram 24 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2017, sendo 16 medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze.
Os atletas conquistaram 21 medalhas no paratletismo, garantido para Sergipe o 1º lugar na modalidade, duas na natação e uma no judô, modalidades em que estão competindo. Com estes resultados, a delegação sergipana está em 3º lugar geral na competição. As paralimpíadas estão ocorrendo na cidade de São Paulo, de 20 a 25 de novembro.
O governo de Sergipe vem dando todo o apoio aos paratletas, através da Secretaria de Estado da Educação. Foram disponibilizadas passagens aéreas aos 47 membros da delegação, entre atletas e dirigentes, para a capital paulista.
O paratleta João Pedro conquistou duas medalhas de ouro, sendo uma no lançamento de dardo e uma no lançamento de disco. "Dedico essa medalha ao meu Estado", afirmou orgulhoso, o campeão.
"É trabalhar e acreditar sempre. Agradeço ao incentivo do Centro de Esporte/DEF/SEED, sem o qual não estaríamos colhendo esses frutos, pois, dos últimos dois anos para cá, conseguimos o transporte para o deslocamento dos nossos alunos; a vinda de estagiários desde o ano passado; a aquisição de materiais, principalmente as cadeiras de corrida; e a mudança para a pista de atletismo da Universidade Federal de Sergipe. O olhar de Dorinha à frente do DEF e o apoio Secretário de Educação, que não tem medido esforços para que os nossos alunos com deficiência venham participando de eventos nacionais, engrandece o paradesporto escolar sergipano". disse o professor Antônio Júnior, técnico da equipe de para-atletismo da Seed.
"Esse resultado é o somatório de todas as medidas tomadas na retomada do Centro de Esportes e o apoio de todos que fazem o DEF, a quem também só tenho agradecer pela confiança no meu trabalho", declarou o professor de judô, Neidson Mangueira.
Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares são o maior evento escolar paralímpico do mundo. Em sua 11ª edição, 944 atletas competirão em dez modalidades. Pela primeira vez, a competição contará com esportistas que representarão todos os Estados brasileiros mais o Distrito Federal. Outra novidade é a inclusão do basquete em cadeira de rodas e futebol de 5 no cronograma. As modalidades se juntam ao atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.