Sergipe
30.01.2020A Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, foi palco da festa da aprovação dos estudantes da Rede Pública Estadual aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Serviço Educacional (Dase) e do Departamento de Educação, preparou a concentração agendada para às 14h desta tarde de quarta-feira, e reuniu os estudantes, professores da rede, estudantes do ensino médio e dos polos do Pré-Universitário, além de familiares e amigos.
Até o momento, mais de 800 alunos da Rede Pública de Ensino de Sergipe foram aprovados no Sisu em diversos cursos do Ensino Superior, afirma a diretora do Dase, Eliane Passos. “Tivemos alguns alunos em primeiro lugar, a exemplo dos cursos de Engenharia Florestal, Medicina, Direito, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, e outros. Isso gratifica muito porque são alunos que acredita na Educação Pública do Estado, e um Ensino Médio de qualidade causa esse resultado positivo”.
O Serviço de Ensino Médio (Semed) é o setor que articula todas as ações do ensino destes jovens em toda a extensão das unidades que ofertam essa modalidade. Desse modo, em parceria com o Dase estimula as escolas, orienta os planos de ação as atividades focadas no Enem, projetos e ações integradoras com foco na produção de texto. “É um incentivo para o aluno que vai fazer o Enem. Então, esse momento é a culminância de todo um trabalho realizado pelas diretorias das escolas”, concluiu a coordenadora do Semed, Joniely Cruz.
A Seduc oferece uma ponte para os estudos que facilita o acesso ao Ensino Superior, por meio do Pré-universitário (Pré-Uni), o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a coordenadora do Pré-Uni, Gisele de Pádua, são 41 polos distribuídos em todas as dez Diretorias Regionais de Educação, instalados em 28 municípios nos turnos vespertino e noturno.
Foi no polo do Pré-Uni que funciona no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, localizado no Conjunto João Alves, em Aracaju, que as amigas Júlia de Jesus e Vitória Vieira dispensaram toda a energia nos estudos. Júlia, aprovada em 5º lugar em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), conta que a ajuda dos professores do Pré-Uni foi essencial no roteiro de preparação para o Enem. “Foi muito produtivo porque eles ajudaram bastante. Os professores faziam dinâmicas para não ficar muito cansativo”, comentou.
Já a amiga Vitória, que superou o desafio de trabalhar pela manhã, estudar no Colégio Estadual Tobias Barreto, localizado no Centro de Aracaju, no período vespertino e ainda frequentar as aulas do Pré-Uni durante a noite, o próprio nome sugere o que a vida lhe reserva. Aprovada em Pedagogia também na UFS, Vitória expressa a gratidão de ter recebido o apoio dos professores para animá-la nos dias mais cansativos. “O Pré-Uni foi muito essencial na minha aprovação. Os professores me davam ânimo para que eu continuasse estudando”, disse.
Ricardo Nascimento, concludente do Centro de Excelência Dom Luciano, em Aracaju, e aprovado em Publicidade e Propaganda, não esconde um só segundo o quanto está ansioso para ocupar uma das cadeiras das salas da UFS. Para ele, a conquista emociona por representar uma figura pouco habitual no ambiente acadêmico porque na família de Ricardo poucos são os parentes que conseguiram frequentar o Ensino Superior. “Para mim essa aprovação demonstra que a escola pública tem qualidade e representa um grande avanço para minha família. A escola pública é valorizada e sim, tem como entrar na universidade”.
A futura pedagoga Erika Kailane, alcançou o objetivo da aprovação após se formar no Ensino Médio e se dedicar para o Enem do ano posterior. Estudante do pólo do Colégio Estadual Jackson Figueiredo, no centro de Aracaju, ela também destaca a ajuda que recebeu dos professores. “Eles sempre incentivaram a participar dos aulões e para mim foi uma enorme gratificação. Ano passado eu obtive 620 pontos na redação, e esse ano, com a ajuda do pré-uni, eu atingi 900 pontos”.
Mais comemorações
Os alunos do Centro de Excelência Manoel Messias, em Nossa Senhora da Glória, também celebraram o resultado positivo dos estudantes da unidade. A praça central da cidade foi ocupada pela festa da aprovação do sertão sergipano. Com música e muita alegria, os jovens fizeram a tradicional pintura no rosto e a raspagem de cabelo. Ainda esta semana, além desta unidade, outras farão os festejos em virtude dos resultados dos estudantes da Rede Pública de Ensino de Sergipe.
Leia também:
Alunos da rede estadual comemoram aprovações nas universidades do país