IDEB
16.09.2020“Digo que o Ideb não é uma loteria para ganharmos um prêmio, mas um trabalho persistente, programado, que leva tempo para colhermos os frutos. O Estado tem persistido, e estamos dispostos a acertar”, destaca Josué Modesto, em coletiva realizada nesta quarta-feira, 16, ao detalhar o Ideb 2019. Ao fazer uma análise em percentual, o índice sergipano aponta uma considerável melhoria em todas as etapas da Educação Básica, crescendo 6,4% nos Anos Iniciais; 2,9% nos Anos Finais e 6,5% no Ensino Médio. Participaram também da coletiva o superintendente da Educação, José Ricardo de Santana, e a coordenadora de Estudos e Avaliação Educacional, Joniely Moura Cruz.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador que relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas com os dados de fluxo escolar (aprovação). Ele varia de 0 a 10, e quanto maior o desempenho dos alunos e número de alunos aprovados com qualidade, maior será o Ideb.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o secretário Josué Modesto apresentou que o Ideb Sergipe segue a linha nacional e aponta uma curva crescente de 2017 a 2019, quando saltou de 4,9 para 5,1. Ao analisar somente a rede estadual, as escolas sergipanas passaram de 4,7 para 5,0; ou seja, um percentual de crescimento de 6,4%, atingindo a meta para essa etapa.
A Escola Estadual Epifânio Dórea, circunscrita à Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), sediada em Poço Verde, obteve a melhor pontuação entre as escolas estaduais de Sergipe nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atingindo o Ideb de 7,6, seguida das Escolas Estaduais Senador Leite Neto e Nossa Senhora da Piedade (DRE 2), ambas em Lagarto e com 7,1; e do Inst. Educ. Sta. Terezinha do Menino Jesus (DEA), em Aracaju, com 7,0.
“Há de se parabenizar a união de forças dos professores, dos gestores, diretores e dos alunos na construção coletiva de uma educação pública de qualidade. São desempenhos que nos orgulham e que servem de inspiração para outras escolas”, afirma Josué Modesto dos Passos Subrinho, secretário de estado da Educação, do Esporte e da Cultura.
Nos Anos Finais (6º ao 9º ano) também houve uma significativa evolução do Ideb entre 2017 e 2019. Sergipe, considerando todas as redes, saltou de 3,8 para a marca de 4,1, em 2019, um crescimento de 5,1%.
Dentre as escolas estaduais destaques no Ideb dos Anos Finais, os maiores índices alcançados foram na cidade de Simão Dias (DRE 2): as escolas estaduais José de Carvalho Deda e Maria de Lourdes Silveira Leite, com 5,8 e 5,5 pontos no Ideb, respectivamente. Segue na lista a Escola Estadual Epifânio Dórea (DRE 2), de Poço Verde, a qual também se destacando nessa etapa educacional, com 5,3, juntamente com os Colégios Dr. Evandro Mendes (DRE 2), Lagarto; Amintas Diniz de Aguiar Dantas (DRE 6) de Neópolis, e Almirante Tamandaré (DRE 7), de Nossa Senhora de Lourdes, também com 5,3.
Ensino Médio
O secretário fez um parâmetro sobre as escolas de ensino médio regular e ensino médio em tempo integral e mostra que os Estados investidores na política de ampliação do ensino médio integral têm demostrando uma linha acentuada na qualidade da Educação.
Em 2017, a rede estadual atingiu a marca de 3,1 saltando para 3,3 em 2019, ou seja, um aumento na qualidade da Educação de 6,5%. Das sete melhores escolas que ofertam essa modalidade na rede estadual, cinco são ocupadas pelos Centros de Excelência. O Atheneu Sergipense, em Aracaju (DEA), apresentou pela primeira vez seu resultado, sendo destaque com o Ideb 5,0, seguido do Centro de Excelência José R. Leite, com 4,7, ambos também em Aracaju. O Centro de Excelência Cleonice da Fonseca, em Boquim, se destaca no interior, com 4,6.
“O Atheneu Sergipense está de parabéns e comemora seus 150 anos com essa notícia do Ideb 5,0, até acima do crescimento nacional”, disse Josué Modesto, parabenizando todas as escolas que demonstraram os bons índices, cujo sucesso, segundo ele, gratifica a rede pública de ensino.
Josué Modesto aproveitou a coletiva para destacar unidades escolares que ofertam o Ensino Técnico/ Profissional na forma Integrada e citou que quatro escolas configuraram na lista, a exemplo dos Colégio Estadual Cleonice S. Fonseca (Boquim), com 4,6; CEEP Gov. Marcelo Déda (Carmópolis), 4,2; a Associação Mant. Esc. Fam. Agric. Ladeirinhas (Japoatã), com 4,2 e o CEEP Agonalto Pacheco da Silva (Neópolis). Também foram citadas as unidades escolares que traçam um ótimo caminho de crescimento em longo prazo para o sucesso no Ideb, como o Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo, de Santa Rosa de Lima, com crescimento de 36% do Ideb entre as escolas do Ensino Médio, além dos Centros de Excelência 28 de Janeiro, com 22% de crescimento; o Arquibaldo de Mendonça (Indiaroba) e Dr. João de Melo Prado (Divina Pastora), ambos com 21%, e o Santos Dumont (Aracaju), com 17%.
Redes municipais
Nas redes municipais, nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, Itabaianinha marca 5,7; seguido de Amparo do São Francisco, com 5,4; Macambira, 5,4; Nossa Senhora do Socorro e Malhado dos Bois, 5,0; São Cristóvão, 5,0; e Aracaju, Japaratuba, Telha, Divina Pastora e Tomar do Geru, todas com 4,8. O destaque fica por conta dos municípios do Baixo São Francisco (DRE 6), os quais, pela primeira vez, figuram no Ideb.
Para os Anos Finais o destaque fica por conta de um município também do Baixo São Francisco, Cedro de São João, com 5,5. A lista é seguida por Moita Bonita, com 5,0; Itabaianinha com 4,8; Amparo do São Francisco, com 4,3; Malhada dos Bois, Cristinápolis, Nossa Senhora do Socorro e Siriri, todas com 4,2; São Cristóvão com 4,1; Brejo Grande, Itaporanga, Japaratuba, Lagarto e Telha, com 4,0.
Em longo prazo
O Gestor da Educação Estadual elencou ações, projetos e atividades postos em prática e que impactarão a longo prazo a Educação Sergipana: o foco do Governo do Estado na Educação como Política de Estado; a seleção dos diretores de educação regional e diretores de escola por meritocracia; a avaliação em tempo hábil (Saese); o programa Alfabetizar pra Valer, com indução de boas práticas pelos municípios, e o Regime de Colaboração (Decreto 40.671/2020); a implantação do currículo da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio (em andamento); a capacitação permanente de docentes; o Ensino Médio em Tempo Integral; o Novo Ensino Médio; a melhoria da Educação Técnica/ Profissional e investimentos em Infraestrutura.