Jovem Senador
11.10.2016A Comissão Julgadora do “Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal” se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 10, e escolheu os três melhores textos do país. Layane Rayelly Silva Marinho, de Alagoas, venceu a edição com a redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”. O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Bruna Clemente Gontijo, de Minas Gerais, e Rodrigo de Brito Sá, do Piauí.
Os primeiros colocados foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram anteriormente por dois crivos: uma seleção na escola, as instituições de ensino enviaram o trabalho escolhido para representá-la no certame à Secretaria de Educação do Estado, e outra no próprio órgão, que nomeou um finalista para a etapa nacional, realizada hoje.
Os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional ainda serão premiadas com computadores para uso coletivo. A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Palácio do Congresso Nacional.
Além disso, participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País. A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Em tempo
A Banca Examinadora foi composta pelos consultores legislativos Elton Edmundo Polveiro Júnior e Marcos Magalhães Aguiar; por Marcelo Azevedo Larroyed e Carlos Eugênio Varella Escosteguy, ambos lotados no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB); Persio Henrique Baroso, da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal; Luciano Franklin Assessor de Comunicação do CONSED; e Joamara Mota Borges do Ministério da Educação – MEC.