Seminário de Educação Especial reúne mais de mil participantes no primeiro dia

Roraima

10.12.2019

Por: Marília Mesquita

Fotos: Secom

Iniciou nesta segunda-feira, 9, o I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). O evento contou com a participação de mais de mil participantes e segue até hoje, terça-feira, dia 10, no auditório do CAF/UFRR (Centro Amazônico de Fronteira) da Universidade Federal de Roraima.

Estiveram presentes na solenidade, o governador do Estado, Antonio Denarium, a primeira dama Simone Denarium, Stela Damas, representando o Conselho Estadual de Educação, a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo e a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares. 

Durante o Seminário, oito escolas e os sete Centros de Educação Especializados, por meio de stands, apresentam uma mostra dos projetos de inclusão desenvolvidos nas Instituições.

O Colégio Estadual Militarizado Sadoc Pereira, localizado no município de Alto Alegre apresentou o projeto ‘Uso das Tecnologias Dentro da Sala de Aula’, que vem sendo trabalhado desde março.

A ferramenta tecnológica utilizada é o SCRATCH, uma plataforma com novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. A plataforma é destinada à criação e promoção de sequenciais animadas para serem utilizadas no processo de aprendizagem de forma simples e eficiente.

 “Nós trabalhamos o SCRATCH em de sala de aula como ferramenta pedagógica educacional e tecnológica. Trabalhamos com um aluno autista e foi fundamental, pois ele tem grandes habilidades na área da tecnologia. Trabalhar a divulgação dos projetos desenvolvidos por ele na plataforma é gratificante”, ressaltou o professor Ezequias Queiros.

O objetivo do Seminário é socializar o conhecimento na área de Educação Especial e as políticas públicas para essa área, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e a efetividade da educação inclusiva.

 “A Seed busca uma escola inclusiva. A Educação Especial não é a única responsável pela inclusão, todos nós somos. Nós estamos objetivando alcançar uma escola inclusiva com a participação da sociedade, dos pais, professores”, disse a diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed, Maria Aparecida de Oliveira.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo destacou a importância da equidade e formação dos profissionais. “Essa é uma pauta prioritária enquanto politica pública para o Estado. Ela deve ser recebida e acolhida dentro das nossas escolas com a formação e capacitação dos profissionais. Além de ampliar os serviços com boas práticas e ampliando as oportunidades”, ressaltou.

O Seminário contou também com a participação de Suely Melo, Conselheira do CNE (Conselho Nacional de Educação), palestrante do evento, que destacou a importância de debater as políticas públicas voltadas para a Educação Especial, que completou 10 anos.

 “A temática é algo relevante e que precisa ser revista, pois a política completou 10 anos e ao longo desse tempo, as leis, normas, mudaram e a sociedade mudou também. Os conceitos de inclusão se ampliaram e precisamos repensar as politicas que estão em vigor e reconstruir esse processo dentro de uma perspectiva inclusiva e concreta”, explicou Suely.

O primeiro dia do Seminário contou com apresentações culturais de alunos especiais e com intérprete de libras durante toda a solenidade. Os participantes do Seminário receberão certificados de 12 horas emitidos pelo CEFORR (Centro de Formação dos Profissionais de Educação do Estado de Roraima).

O evento é uma realização da Seed por meio do Depe com apoio do Centro Universitário Claretiano, UFRR, CNE e Tickphone.

 PROGRAMAÇÃO

O Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva segue nesta terça-feira, 10, na parte da tarde, com a palestra “Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial” com Adriane Menezes, representante do MEC (Ministério da Educação) e o encerramento será com mesa redonda, com a participação da secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo e das professoras doutoras Suely Melo, Stela Damas e Adriane Fantacini, do Claretiano.