Rio Grande do Sul
21.09.2023Dando continuidade à expansão da nova proposta curricular, com carga horária diferenciada e componentes curriculares voltados para o mundo do trabalho, a Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 18 e 22 de setembro, uma semana de acolhimento. O evento é voltado a 18 instituições de ensino do Estado que estão realizando a transição para o novo modelo de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Rio Grande do Sul. As escolas estaduais passaram por um período de formação ao longo do primeiro semestre e agora realizam ações para ampliar o elo entre alunos, educadores e equipes diretivas.
As escolas que passam pela transição no segundo semestre de 2023 são: Escola Itália; Colégio AJ Renner; Escola Adelina da Cunha; Escola Fernando Ferrari; Instituto de Educação Sapiranga; Escola Neusa Mari Pacheco (CIEP); Escola Hermes Pinto Affonso; Escola Professora Sylvia Mello; Colégio Cassiano do Nascimento; Escola Dr. Paulo Devanier Lauda (CIEP); Escola Francisco Brochado da Rocha (CIEP); Escola Farroupilha; Escola Professor Carlos Lorea Pinto; Instituto Nossa Senhora Imaculada; Escola Setembrina; Escola Senador Salgado Filho; Escola Padre Nunes; e Instituto Padre Francisco Garcia.
Na formação, realizada no mês de julho, foram trabalhados os fundamentos e as bases da matriz curricular; os instrumentos de gestão; o protagonismo dos jovens na decisão de sua trajetória profissional; as metodologias ativas; e a qualificação dos espaços da escola a partir do processo de escuta dos representantes das comunidades escolares.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, ressaltou que é preciso unificar a linguagem e a oferta de ensino em todas as escolas da rede, como estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Essas 18 escolas, que já possuem o período integral há alguns anos, sabem perfeitamente que não basta que os alunos passem mais tempo na escola. É necessário um modelo próprio que acrescente à educação dos estudantes, incentive seus talentos e desperte suas habilidades e seu desejo de aprender. Trata-se de um grande trabalho com todos os gestores da rede estadual”, destacou a titular da Seduc.
Visão de alunos e professores das instituições de ensino
A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, de Porto Alegre, Mônica Beatriz Mog, entende a semana de acolhimento como um novo passo importante. “Eu acredito muito na escola de tempo integral. Sou uma entusiasta e quero que se fortaleça no Estado e na Escola Itália. Fico muito feliz com os esforços e movimentações da Secretaria da Educação e da 1ª Coordenadoria Regional de Educação”, disse. “Queremos um Ensino Médio em Tempo Integral cada vez mais acolhedor e interessante e hoje damos um novo passo rumo a esse objetivo. Esperamos, também, que nossos alunos do 9º ano vejam essas ações e se inspirem também a abraçar a proposta.”
A estudante do 1º ano, Kamilly Vitória, conta que as atividades estão sendo positivas. “Estou gostando muito da experiência de hoje. Estão explorando bastante o nosso lado comunicativo e nos fazendo refletir sobre quem somos e o que queremos para o futuro”. Entre os sonhos da jovem de 16 anos, estão profissões como aeromoça e professora de História.
O aluno Davi, de 15 anos, que tem em seus planos seguir carreira militar, ressaltou a importância da criação de novos vínculos. “Acho bem interessante quando acontecem atividades assim, porque há oportunidade de conhecer colegas de outras turmas que, às vezes, não temos tanto contato. É uma chance também de conhecer melhor a nós mesmos e pensar no que queremos no futuro”, disse.
Ensino Médio em Tempo Integral no Rio Grande do Sul
A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma ação prioritária da Seduc para o período 2023-2026. O projeto visa atender à meta do Plano Nacional de Educação, que prevê transformar, até 2026, 50% das instituições de Ensino Médio da rede pública em escolas de tempo integral, além de atingir um índice de 25% de matrículas nessa modalidade.
Em 2023, a rede estadual já conta com 111 instituições ofertando esse novo modelo de ensino no Estado. No modelo em tempo integral, são ofertadas nove horas de aulas diárias, que compõem uma matriz curricular própria. Ao todo, são 1.500 horas de atividades por ano e 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio.