Segundo dia do Encontro Estudantil 2025 celebra o lado cientista e engajador dos estudantes

Alagoas

28.11.2025

O segundo dia do 8º Encontro Estudantil 2025 da rede estadual de ensino de Alagoas, ocorrido nesta terça-feira (26), destacou o protagonismo estudantil em áreas como ciência, robótica, empreendedorismo e astronomia. A edição deste ano homenageia os 120 anos da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial no cuidado humanizado em saúde mental, inspirando práticas educativas sensíveis, criativas e inclusivas.

 

Arena da Cultura Empreendedora da Escola

No auditório da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE), aconteceu a Arena da Cultura Empreendedora, na qual os estudantes apresentaram soluções criativas voltadas para o desenvolvimento local. Mirelle e Alana, da E. E. Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, em Santa Luzia do Norte (12ª GEE), apresentaram o projeto Luminária Sustentável, confeccionada com garrafas e potes de vidro. O projeto alia baixo custo de produção, sustentabilidade e economia de energia, destacando a capacidade empreendedora das estudantes do primeiro ano de Marketing.

 

Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual

O Ginásio da Escola Estadual Princesa Isabel recebeu o Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual (EGREAL), feito para incentivar o protagonismo estudantil, fortalecer a democracia escolar e ampliar espaços de diálogo entre os jovens.

Representantes de diversas unidades de ensino participaram da programação, apresentando projetos e relatando ações que têm transformado a rotina das escolas por meio da atuação gremista.

Entre os participantes, estavam Pedro Antônio e Maria Audilane, estudantes da Escola Estadual Rotary, que destacaram a importância do encontro como espaço de troca e aperfeiçoamento das iniciativas desenvolvidas pelos grêmios.

“Acho muito importante esse encontro, porque podemos discutir várias ideias e levar inspirações para a nossa própria escola. Aqui percebemos que nós, alunos, mesmo sem depender diretamente de professores ou adultos, conseguimos fazer pequenas coisas que mudam muita coisa dentro da escola”, afirmou Pedro. 

Os estudantes apresentaram o projeto da escola, que inclui a criação de uma caixinha anônima, ferramenta pensada para ampliar a comunicação interna e permitir que os alunos relatem dificuldades ou sugestões sem exposição.

“A caixinha anônima permite que os alunos desabafem e compartilhem problemas. O Grêmio e a gestão conseguem ter noção do que acontece e buscar soluções sem expor ninguém. É uma forma de garantir segurança e evitar que alguém tenha medo de ser zombado, explicou.

Também participaram do encontro Maria Luísa e Eduardo, da Escola Estadual Professora Maria Cândida da Silva, localizada em Pindoba. Para eles, o evento reforça a união dos estudantes da rede e incentiva o desenvolvimento de ações inclusivas nas escolas.

“O Encontro Estudantil é importante porque nos reúne. Temos o prazer de compartilhar ideias”, disse Maria Luísa. Eduardo complementou que o momento reforça o compromisso com a participação coletiva: “É um momento de inclusão. Desenvolvemos projetos na escola com a visão de incluir todos os estudantes e promover experiências incríveis juntos.”

 

Mostra Alagoana de Astronomia

No Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE), os Clubes de Astronomia da rede estadual socializaram projetos científicos inovadores. Alunos da Escola Fernandina Malta, de Rio Largo (12ª GEE), João Davi e Genilson apresentaram um tabuleiro com realidade aumentada, pensado para estudantes com espectro autista, permitindo interação inclusiva com conteúdos astronômicos. “O tabuleiro é um jogo para estimular o conhecimento sobre astronomia. A realidade aumentada ajuda estudantes com sensores de espectro autista. Tivemos essa ideia por causa de dois alunos autistas do nosso colégio”, disseram.

Já os estudantes Maria Antônia e Davi, da Escola Muniz Falcão em Cacimbinhas (3ª GEE), analisaram o efeito Blasco em estrelas Omicron 7, demonstrando como a variação no brilho das estrelas pode ser estudada em detalhes por jovens pesquisadores.

Mostra de Programação e Robótica

A Mostra de Robótica e Programação, que aconteceu no ginásio da Escola Moreira e Silva, apresentou soluções tecnológicas aplicadas à sociedade. João Vitor e Renan, da E E. Waston Clementino De Gusmão Silva, de Delmiro Gouveia (11ª GEE), mostraram uma sub-base de captação de energia eólica automatizada, projetada para fornecer energia a pequenas cidades rurais, utilizando motores de controle remoto e sistemas híbridos de energia.

No mesmo espaço, Pedro Henrique e Matheus, da E E. Prof. José Félix de Carvalho Alves, de São Sebastião (5ª GEE), demonstraram o projeto Robótica das Emoções, conectando conceitos de neurociência a circuitos Arduino para simular impulsos nervosos e a ação de neurotransmissores.

Já Arthur e Letícia, da Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, de Maceió (1ª GEE), apresentaram os Óculos Inteligentes, uma solução humanizada inspirada em Nise da Silveira para prevenção de acidentes de trânsito, alertando motoristas em situações de fadiga ou distração. “O trânsito é um dos mais violentos do mundo, e nosso projeto usa sensores e alertas sonoros para ajudar motoristas a evitarem acidentes”, explicaram.

Mostra Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia

No período da tarde, o Ginásio do Centro de Desportos e Recreação (CDR), no Cepa, se transformou em um grande laboratório criativo durante a Mostra Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia de Alagoas, reunindo estudantes de diversas escolas da rede pública para socializar projetos autorais que dialogam com sustentabilidade, experimentação científica e soluções práticas para desafios do cotidiano. A atividade integra a programação do 8º Encontro Estudantil e reforça o compromisso da rede estadual com uma formação que valoriza o protagonismo juvenil e a produção de conhecimento.

Entre as iniciativas apresentadas, chamou atenção o trabalho desenvolvido por Gabriela e Amaro Pedro, estudantes do 3º ano da Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva, localizada no município de Jundiá. Motivados pela busca de alternativas sustentáveis e pelo reaproveitamento de materiais, os jovens criaram vasos ecológicos produzidos a partir de papel e cimento, utilizando livros antigos que já não tinham uso na escola.

O processo, segundo eles, envolve deixar o papel de molho por 24 horas até atingir a textura ideal para ser misturado ao cimento, possibilitando a modelagem das peças. Os estudantes também apresentaram amostras com proporções diferentes de materiais, mostrando como o equilíbrio entre papel e cimento interfere na resistência e no peso do produto final. “Se usar muito papel e pouco cimento, ele fica frágil demais e acaba quebrando”, completaram enquanto exibiam as experiências.

A avaliação dos trabalhos ficou sob responsabilidade de professores e pesquisadores convidados, entre eles o professor Luiz Santos, biólogo e docente da rede municipal de Satuba, que atua como avaliador devido à sua pesquisa de mestrado voltada para a área de Ciências. Para ele, a mostra reafirma o potencial transformador das feiras científicas na formação dos estudantes.

“Sou um grande admirador de feiras de ciências. Elas têm um lugar especial no meu coração porque revelam o protagonismo dos estudantes”, afirmou. “Neste oitavo encontro, estou muito surpreso com os projetos que os alunos estão desenvolvendo. Eles estão preparados, dedicados e apresentando ideias realmente inovadoras. Tem sido incrível avaliar iniciativas que podem, inclusive, ganhar relevância nacional. Estou muito feliz de participar desse momento.”

Embora este seja o primeiro ano em que atua como avaliador oficial, o professor destacou que acompanha o crescimento do evento ao longo dos anos e percebe avanços significativos na maturidade dos projetos. “A cada ano temos uma surpresa maior. Agora, participando ativamente, estou ainda mais encantado com tudo”, ressaltou.

Os três primeiros colocados em cada modalidade recebem certificados de reconhecimento, troféus para suas unidades de ensino e têm a oportunidade de publicar seus projetos nos Anais do Encontro Estudantil, ampliando a visibilidade de iniciativas desenvolvidas por estudantes da rede pública estadual.

 

Ana Flávia Oliveira, Ana Luiza Ambrózio e Yasmin Henrique / Ascom Seduc/ Foto: Alexandre Teixeira/ Ascom Seduc