SEE/MG participa de encontro nacional sobre avanços da Educação Integral em São Paulo

Minas Gerais

27.11.2025

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, representando a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), participou nesta quarta-feira (26/11) do evento “Educação Integral, Impacto Real”, realizado pelo Instituto Natura em parceria com o Instituto Sonho Grande (ISG) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), no Palácio Tangará, em São Paulo. O evento contou com a presença da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Rossieli Soares destacou que a expansão da educação em tempo integral é hoje um dos principais pilares da estratégia de melhoria da aprendizagem em Minas Gerais. Das ataui 797 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral na rede estadual de Minas Gerais

Segundo ele, essa política é fundamental para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. “A primeira estratégia que temos é colocar muito foco: os principais pilares sustentáveis de que a educação precisa passam pela educação em tempo integral. Já temos mais de 700 escolas em tempo integral e estamos aumentando a cada ano, mas não basta crescer, é preciso qualificar. O trabalho precisa ser obsessivo, com foco absoluto, para que a educação integral continue avançando em Minas Gerais nos próximos dois anos. Nossa meta é chegar a 1.500 escolas, o que será um grande salto para o estado”, afirma.

Ele destacou ainda que a educação integral abre portas para outras possibilidades de formação, incluindo itinerários técnicos de qualidade. “O mundo está mudando e está cobrando muito dos nossos jovens. A escola de tempo integral consegue casar o que o mundo demanda e o que a escola pode oferecer. É uma combinação poderosa. Precisamos ampliar as opções, trazer mais educação técnica e preparar os estudantes para um futuro que já chegou”.

A universalização da Educação em Tempo Integral (ETI) em Minas Gerais é uma prioridade estratégica da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Baseado em três premissas fundamentais — formação acadêmica de excelência, formação para a vida e desenvolvimento de habilidades para o século XXI —, a rede estadual aumentou o número de Escolas em Tempo Integral de 79 escolas, em 2019, para 798 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em 2025. Todas elas variam entre o modelo de 35 horas ou 45 horas semanais de carga horária e entre o formato de integral com profissional ou do propedêutico.

Sobre o evento

A programação incluiu painéis com governadores, representantes do MEC e especialistas da área, que debateram caminhos, aprendizados e projeções para os próximos dez anos da política de Ensino Médio Integral. O evento também trouxe relatos de estudantes e gestores de escolas integrais, evidenciando o impacto real da jornada ampliada na vida dos jovens. 

Durante o evento, também foi lançada a edição especial da Revista Exame, totalmente dedicada aos avanços do Ensino Médio Integral no Brasil. A publicação reúne histórias reais de estudantes, gestores e professores que vivenciaram transformações significativas a partir da política, apresentando evidências e narrativas que mostram seus resultados concretos.