Distrito Federal
18.10.2019Festival Pequeno Cineasta premia trabalhos que estimulam a produção audiovisual
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) é a homenageada da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Pequeno Cineasta (FIPC) em reconhecimento à realização do Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal, que está em sua quinta edição. O troféu será entregue no dia 20 de outubro, na cerimônia de encerramento do FIPC, no Rio de Janeiro.
“O festival internacional dá visibilidade à produção autoral e ao protagonismo de nossos estudantes, além de oportunizar a troca de experiências entre os envolvidos nas atividades de formação para a aprendizagem da linguagem audiovisual”, destaca Gleison Cardoso, que está à frente da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas da SEEDF e irá receber o troféu em nome da secretaria.
Pequeno cineasta
O Festival Internacional de Cinema Pequeno Cineasta foi idealizado pela atriz e produtora Daniela Gracindo e é realizado anualmente desde 2010, na capital fluminense. A iniciativa nasceu com o propósito de dar a jovens e crianças a oportunidade de se expressar livremente por meio da linguagem cinematográfica, estimulando o pensamento crítico e a sensibilização para a sétima arte e a realidade que os rodeia. O evento oferece ainda um panorama da produção cinematográfica de jovens cineastas, de 8 a 17 anos, de todo o mundo. A mostra deste ano começou em 2 de outubro.
Entre os cerca de 350 filmes inscritos estão sendo exibidos, no total, 100 curtas do Brasil e de mais 19 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Venezuela, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, Índia, Sérvia, China e Uruguai. A mostra competitiva conta com 40 produções que concorrem nas categorias nacional e internacional (criança e jovem). Os vencedores na escolha do público e do júri oficial serão anunciados no dia 20 de outubro, no Museu do Meio Ambiente, e levarão para casa o troféu “Pequeno Cineasta” e uma claquete profissional da Kodak.
Da Redação, Ascom/SEEDF