Pernambuco
11.10.2024A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) deu início ao ciclo formativo da educação inclusiva com profissionais da Rede Estadual. A primeira formação, realizada nesta quarta e quinta-feira (9 e 10), reuniu 450 profissionais de apoio e técnicos da educação inclusiva de 11 Gerências Regionais de Educação (GREs) para debater os avanços e desafios da atuação no ambiente escolar. O encontro aconteceu em Gravatá, no Agreste do estado.
A primeira formação do ciclo teve o objetivo de construir saberes a respeito do papel e da prática desenvolvida pelos profissionais de apoio escolar na educação inclusiva. “Agregamos profissionais que estão atuando no chão da escola, com uma clientela que precisa de um olhar ainda mais específico. Essa formação busca, de fato, dar ao profissional de apoio escolar o reconhecimento e empoderamento necessários no processo efetivo de uma inclusão escolar de qualidade. Pernambuco tem um olhar diferenciado em relação ao reconhecimento e à valorização desse profissional”, considera Sunnye Rose, gerente de Educação Inclusiva da SEE.
A programação do encontro contou com palestras que debateram temas como as narrativas e os ofícios dos profissionais da educação inclusiva e a acessibilidade na prática. O segundo dia da formação foi voltado para oficinas de primeiros socorros; higienização, alimentação e vestimenta; desafios do apoio escolar e métodos para evitar respostas inadequadas no contexto escolar.
Junia Alves, profissional de apoio da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Padre Zuzinha, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, ressaltou a importância da formação para subsidiar a prática diária no ambiente escolar. “Viemos com a expectativa de absorver o máximo de conhecimento e levarmos à prática. A convivência e troca de experiências com a equipe das outras regionais foi outra coisa muito positiva desse encontro”, ressaltou a educadora.
O calendário do ciclo formativo segue com a formação voltada para os profissionais de apoio, desta vez do Sertão. Encontros específicos para profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e oficinas de Libras também devem ser realizados ao longo do ciclo. A iniciativa é da Gerência de Educação Inclusiva (GEI), da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede).