Seduc Tocantins é indicada para contribuir com a criação das diretrizes nacionais de educação bilíngue para surdos

Tocantins

10.12.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou da 23ª edição do Congresso Internacional e 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Coines), que ocorreram nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Instituto Nacional de Educação de Surdo (INES) no Rio de Janeiro.

Por conta das ações de inclusão apresentadas pela Seduc, desenvolvidas no Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE Inclusão), a pasta foi indicada, juntamente com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), em Brasília, para compor o Grupo de Trabalho (GT) que irá discutir e elaborar as diretrizes que darão norte ao ensino Bilíngue do Brasil.

O coordenador do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da Seduc, Genisvaldo Rafael Mourão de Almeida, discutiu com representantes de outros estados o tema “Educação de Surdos e Direitos Humanos”.

O coordenador ainda será o representante do CAS-TO na DIPEBS. Para ele, “é importante discutir a política nacional de ensino bilíngue, é mais uma forma de garantir direito e inclusão de todos em uma educação de qualidade com acesso em todo o Brasil”, concluiu Genisvaldo.

Durante os três dias de evento foram realizadas oficinas de arte e cultura surda, sessão de pôster e sessão de comunicação. Tudo voltado para a discussão dos documentos norteadores que atribuem ao CAS, suas funções e objetivos.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins