Sergipe
21.09.2020A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançaram na última sexta-feira, 18, o Caderno de Concepções Filosóficas e Pedagógicas do Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar Sergipe na Idade Certa (ProSIC), cujo material estabelece as diretrizes de implementação da proposta pedagógica nas escolas que fizeram adesão ao programa. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Educação Sergipe, dentro da programação da Semana de Mobilização Social Paulo Freire.
O ProSIC tem como principal objetivo possibilitar intervenções pedagógicas para promover o avanço das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental, das séries iniciais e finais, da Rede Estadual de Ensino. Isso significa que um jovem com idade avançada cursando uma série pela qual já deveria ter estudado, tem a oportunidade de corrigir as distorções e superar as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar. Além do Unicef, a iniciativa conta com o apoio da Comunidade Cedac, Instituto AvisaLá e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, se diz feliz com a consolidação do programa. “Ação que vem reparar uma dívida que a secretaria tem com a população estudantil há muito tempo. Estávamos negligenciando um lema tão caro para nós que fazemos as escolas públicas: de que ninguém fica para trás. Temos uma situação de reprovação que é a mais elevada nas redes estaduais do país, e isso se repete nos municípios, além da evasão que é muito alta. Isso tem que ser revertido começando pela escola. Olhando para os alunos que não conseguiram fazer uma trajetória que imaginavam. É preciso primeiro resgatar esses jovens que perderam o compasso na evolução, e a isso que se propõe o ProSIC, com foco principalmente na efetiva alfabetização desses estudantes”, salientou.
Falando sobre os avanços no programa, a consultora para área de Educação do Unicef, professora Erondina Silva destaca: “Nós do Unicef acreditamos que meninos e meninas tem o direito de aprender. Não só tem o direito de aprender, como tem o direito de avançar nos seus estudos. De estar na escola e reconstruir a trajetória. Por isso, a estratégia de sucesso escolar vem nessa perspectiva: oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender com o currículo diferenciado. Costumamos dizer que fomos duplamente desafiados por Sergipe. Primeiro, pela professora Ana Lúcia, que teve a coragem de nos convidar, e segundo, pela taxa de distorção idade-série do estado. Quando olhamos para esses dados, a gente disse: ´nós temos que fazer alguma coisa. Não podemos ficar de braços cruzados´. Então, a Seduc conseguiu se sensibilizar com isso, e juntamente com seus gestores, professores, diretores de DREs, tiveram a coragem de reverter essa situação”.
Mediando a transmissão, a professora Ana Lúcia Lima, diretora do DED e coordenadora Estadual do ProSIC, também relata o progresso e adesão das escolas. “Celebrando um ano de implementação, o programa foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação no segundo semestre de 2019, e desde então, inicialmente, a gente conseguiu implementar em 12 escolas. Agora, com a ampliação da matrícula, estamos atuando em 45 unidades e o objetivo é aumentar ainda mais. O Caderno de Concepções Filosóficas e Pedagógicas foi construído pela nossa equipe que se debruçou na responsabilidade de fazer um material que permitisse um tratamento mais efetivo nas atividades escolares desses jovens que buscam avançar nas suas trajetórias”, pontuou.
A live contou ainda com a participação dos diretores Regionais de Educação, professores João Luiz Andrade Dória, gestor da DRE 5, e a professora Marleide Cruz de Araújo, gestora da DRE8. Em seguida, a programação segue com uma roda de conversa mediada pela professora Kelly Valença, coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc (SEF), que conversou com o professor Glaedson Novais, diretor da Colégio Estadual Cel João Fernandes de Brito, de Propriá, além do professor de Língua Portuguesa, Carlos Gustavo Mascarenhas, e a aluna Anchyrles Conceição Pereira, ambos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, situada em Nossa Senhora do Socorro.
O caderno
A apresentação do caderno ficou por conta da professora Roseane Santana Santos, coordenadora de formação do ProSIC. A educadora traz as concepções teórico-filosófico do programa que define os princípios de sujeito e sociedade, balizados no ensino e aprendizagem; o impacto do social no sistema educacional; seguindo para as orientações metodológicas no campo do trabalho integrado, tópico que conduzirá o professor para definir um tema integrador. Também faz parte do documento a oficina de letramento, momento do qual será possível a escola oferecer leitura de qualidade no âmbito do programa, visando sucesso naquilo que o aluno se dedica a investir ou ampliar. Oficina de numeração é outro tópico norteador no caderno pedagógico, ação que vai permitir o aluno se aproximar da matemática na prática, trabalhando a matemática no dia a dia.
O professor e professora das turmas de correção de fluxo também poderão conduzir suas atividades a partir das oficinas de Projeto de Vida, tópico dividido em três ciclos, os quais serão trabalhados a identidade, relações sociais, e planejamento de carreira, sonho e visão de futuro. Finalizando com os instrumentais de avaliação, que serão preenchidos pelos professores; além do memorial, onde os alunos poderão registrar todas as suas dificuldades, sentimentos, emoções e relações com os professores e a aprendizagem, e o instrumental de Autoavaliação, mostrando ainda seus avanços e desafios diante do percurso escolar no programa, que, mesmo em decorrência da pandemia, continua em pleno vapor por meio das aulas não presenciais, de forma online ou com o material didático impresso para os alunos sem acesso à internet em casa.