Seduc realiza formação para professores das escolas do campo e quilombolas

Tocantins

27.09.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as Secretarias Municipais de Educação, realizou nesta sexta-feira, 27, em Tocantinópolis, a abertura da 3ª edição do Curso de Formação de Especialização em Educação do Campo, como parte do Programa Escola da Terra. O curso segue até este sábado, 28, no polo da UFNT, e tem como público-alvo professores que atuam em escolas do campo e quilombolas do Tocantins.

A coordenadora estadual do Programa Escola da Terra, Rosângela Rodrigues da Silva, ressaltou a importância da formação. “A formação representa um compromisso sólido da Seduc para a melhoria da Educação do nosso estado, especialmente nas escolas do campo. Para os nossos professores a formação fará diferença na prática pedagógica, pois a estruturação é específica para as escolas do campo”, frisou.

Formação e Metodologia

A formação oferecida no âmbito do Programa Escola da Terra foi estruturada em dois percursos formativos: o de Aperfeiçoamento, composto por 6 módulos e com uma carga horária de 180 horas; e o de Especialização, com 12 módulos e uma carga total de 360 horas. Ambos os percursos seguiram a Alternância Pedagógica, uma metodologia que intercala momentos de formação teórica e prática, promovendo uma relação mais integrada entre o conteúdo abordado e a realidade dos professores participantes.

Durante a ação a coordenadora pedagógica Gardenha da Silva Bezerra Rodrigues, da Escola do Campo Brejão, localizada no povoado Morro Grande, em Barra do Ouro, destaca o sentimento de pertencimento com a educação em escola rural. “Acredito que retornarei à escola ainda mais fortalecida nesse senso de pertencimento àquela localidade. Com isso, poderei repassar aos meus colegas, alunos e toda a comunidade escolar o mesmo sentimento, que é se orgulhar de suas origens e acreditar que nossa escola pode oferecer e garantir um ensino de qualidade para todos", pontuou.

Participação de Municípios e Superintendências Regionais

Nesta 3ª edição, o curso contou com a participação de professores municipais e estaduais das cidades que fazem parte das Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Araguaína,  Araguatins e Tocantinópolis. A expectativa é que a iniciativa amplie o alcance da formação de outros professores em todo o estado.

Miguel Magno dos Santos, professor e participante do curso, relata a emoção de participar pela primeira vez. “Meu primeiro ano com a Escola do Campo e estou muito feliz com os resultados e satisfeito com a formação. Este treinamento é de grande importância para a minha atuação”, pontuou.

Francisco de Assis Cabral, também professor e participante do curso, revela suas expectativas por participar. “Como já trabalho em uma escola de campo, estou gostando muito do curso e espero aprender cada vez mais sobre Escola da Terra para me aperfeiçoar”, disse.

O Programa Escola da Terra

O Programa Escola da Terra, criado pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), foi formalizado pela Portaria nº 579 de 12 de julho de 2013. Esta iniciativa tem como objetivo oferecer formação continuada aos educadores que trabalham em comunidades do campo e quilombolas, respeitando suas particularidades e necessidades educacionais.

Além de prover formação teórica e prática, o programa também oferece materiais pedagógicos adaptados e acompanhamento constante. Essa abordagem contribui para a valorização e fortalecimento da educação em áreas camponesas e tradicionais, buscando garantir que as escolas dessas regiões contem com uma oferta educacional de qualidade, que leve em consideração as realidades locais.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins