Seduc promove protagonismo juvenil em escolas indígenas do Tocantins

Tocantins

22.08.2024

Nos dias 19, 21 e 22 de agosto, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou uma série de atividades com os Grêmios Estudantis das escolas indígenas de diversas cidades do Tocantins. A iniciativa visa garantir que as comunidades tenham as ferramentas necessárias para construir um ambiente educacional inclusivo, fortalecendo a liderança juvenil e a participação ativa dos estudantes indígenas.

O gerente de Apoio ao Protagonismo Juvenil, Júlio César da Rocha, ressalta que a inclusão dos grêmios estudantis nas escolas indígenas é uma iniciativa que vem ganhando força desde 2023. “Até então, os grêmios estavam presentes apenas nas escolas regulares, mas o processo de expansão agora contempla também as instituições indígenas. Esta nova fase tem como objetivo realizar um trabalho formativo específico para os estudantes dessas escolas, promovendo um ambiente de escuta ativa e de entendimento das demandas dos alunos para, posteriormente, implementar uma formação final que atenda às suas necessidades de todos”, concluiu.

A primeira visita ocorreu no dia 19 de agosto, e a equipe da Gerência de Apoio ao Protagonismo Juvenil visitou as escolas Waxihô Bedù, Tainá Hacky, Manuel Achurê e o CEM Karajá, todas situadas nas terras indígenas Karajá-Xambioá, no município de Santa Fé, que faz parte da Superintendência de Educação Regional (SRE) de Araguaína. A ação marcou o início de um projeto voltado para a criação e fortalecimento dos Grêmios Estudantis nessas comunidades.

Nessa quarta-feira, 21, foi a vez das escolas indígenas da Superintendência Regional de Educação de Pedro Afonso. As atividades ocorreram na Escola Estadual Indígena Toro Hacrô e na Escola Estadual Indígena 19 de Abril, localizadas no município de Goiatins. Através de oficinas, os estudantes foram incentivados a assumir papéis de liderança, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e cultural local.

Finalizando a série de  ações, nesta quinta-feira, 22, as visitas ocorreram na aldeia Funil e na Aldeia Porteira, da etnia Xerente, em Tocantínia, que faz parte da SRE de Miracema do Tocantins. Durante o encontro, a Escola Estadual Indígena Sakruiwe foi contemplada com a construção de um novo bloco com três salas de aula. Além disso, na oportunidade foi realizada uma oficina com estudantes, líderes protagonistas, professores, coordenação e direção, marcando o início do processo de criação do grêmio estudantil da escola.

Ainda segundo Júlio César, a ampliação do número de escolas indígenas com grêmios tem sido uma prioridade desde o início de 2023, quando se iniciou a implementação dessa estrutura nas escolas. “A partir de visitas e orientações, temos mostrado a importância dos grêmios em todas as modalidades de ensino, assegurando que o protagonismo estudantil seja uma realidade em todas as instituições, independentemente do seu contexto”, completou.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins