Alagoas
02.02.2018Texto de Lucas Leite
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferta, durante o ano letivo de 2018, a disciplina eletiva de Microempreendedor Individual, com 160 horas, para 36 escolas que fazem parte do Programa Alagoano de Ensino Integral e não ofertam cursos profissionalizantes e técnicos.
A iniciativa tem como objetivo ofertar Formação Inicial e Continuada (FIC), dentro das ofertas eletivas e projetos integradores. Além do empreendedorismo, a Seduc oferta ainda cursos de Recreador Cultural, Agente Cultural e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, todos com 160 horas e certificação.
De acordo com o superintendente de políticas educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, os estudantes matriculados no ensino integral devem escolher duas eletivas, onde uma pode ser de educação profissional.
“Os cursos têm a perspectiva de identificar as potencialidades nas cidades e desenvolvê-las, verificando e sensibilizando os pontos, sejam culturais, ou de empreendedor e cooperativa, para a realidade local. Os quatro cursos serão ofertados de forma eletiva e configurarão os projetos integradores”, explica Lisboa.
O superintendente explica ainda que, além da sala de aula, a proposta é que os cursos beneficiem e tenham a participação da comunidade local. “A ideia é que o conselho desenvolva 80 horas das atividades de forma eletiva, em sala de aula, e 80 horas na comunidade, sensibilizando a própria comunidade para fomentar ações na cadeia produtiva e desenvolver a cultura empreendedora em todo o estado de Alagoas”, conta.
Eletivas
A oferta eletiva nas escolas de Ensino Integral faz parte de um plano sistematizado, que tem início com os mapeamentos das possibilidades de atuação dos docentes e das necessidades e aspirações dos estudantes.
Para o curso de Recreador Cultural e Agente Cultural, a escola deve aproveitar, respectivamente, os professores de Educação Física e Arte. Eles devem estar a par da ementa e dos planos dos cursos.
No caso do Microempreendedor Individual e Agente de Desenvolvimento Cooperativista, a Secretaria de Estado da Educação convocará professores selecionados para os cursos técnicos das escolas de Ensino Integral. Eles terão contrato de 20 horas semanais e serão aptos para desenvolver as atividades.