Piaui
14.11.2017O esforço da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para melhorar os indicadores em educação tem sido contínuo. Por isso, nesta terça-feira (14), a Seduc realizou, na Escola Fazendária, o encontro de tutores do Pacto pela Aprendizagem das Gerências Regionais de Educação (GREs).
A pauta principal do encontro é a mobilização das escolas para a 7ª edição do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que será aplicado no dia 29 de novembro, em todas as escolas da rede estadual.
"O SAEPI é um sistema de avaliação criado em 2011 pela Secretaria de Educação, que funciona em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd). Ele avalia os estudantes nos mesmos moldes da Prova Brasil, com a diferença que a Prova Brasil acontece de dois em dois anos e o SAEPI é realizados todo ano", explica Viviane Carvalhedo, coordenadora da equipe central do acompanhamento pedagógico do pacto.
Nos dias 16 e 17 de novembro acontece a capacitação de agentes do SAEPI para gerentes, coordenadores das GRES e supervisores Municipais que irão aplicar as provas da avaliação.
"Faremos a capacitação dos agentes que vão trabalhar na avaliação por meio de uma reflexão dos procedimentos de aplicação e mostrando aos participantes os padrões a serem seguidos, para que o SAEPI aconteça de forma satisfatória. Hoje os tutores do Pacto estão aqui para levar essas informações sobre o SAEPI e intensificar a mobilização para a prova nas escolas, destacando a sua importância", destaca Viviane.
"É muito importante que os alunos façam as provas do SAEPI, pois é a partir dele que a Seduc vai promover um diagnóstico da realidade educacional do Estado, redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os indicadores", pontuou.
Fluxo escolar