Tocantins
27.11.2024Com um estande repleto de tecnologia e inovação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está participando da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, em Brasília, com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”.
O Tocantins levou para o evento, que busca contribuir para a divulgação da educação profissional e tecnológica, quatro projetos de três escolas da rede estadual.
A Escola Estadual Família Agrícola (EFA) de Porto Nacional está compondo o evento com dois projetos, que são eles: “Plantas Medicinais Condimentares e Aromáticas” e “Adaptabilidade de Abelhas Nativas em Colmeias Construídas com Materiais Alternativos na EFA Porto Nacional”.
Já a Escola Estadual Família Agrícola Zé de Deus, de Colinas, participa com o projeto “Aprendizado e Sustentabilidade na Produção de Compostagem para Cultivo de Hortaliças”, enquanto a Escola Agrícola David Aires França, de Arraias, levou o projeto “Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas”.
De acordo com o professor e coordenador da delegação tocantinense, Crispim Santos, “a participação em eventos dessa importância, mostra acima tudo, o compromisso da Secretaria da Educação com a formação profissional. Ao todo a Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica conta com 29 unidades de ensino, com 2.709 estudantes matriculados em 15 cursos técnicos”, afirmou.
A professora da EFA Porto Nacional, Tatiane Bettoni, revela que o evento é uma ótima oportunidade para os estudantes. “O evento vem ao encontro das temáticas que nós, enquanto escola do campo, estamos constantemente desenvolvendo, como é o caso dos nossos trabalhos como alternativas de renda. A presença dos nossos estudantes aqui na feira traz uma dimensão maior do que eles já conhecem e vivenciam, compreendendo que a educação profissional tecnológica deve trazer a eles a oportunidade de fazer deste mundo um lugar melhor para todos”, completou.
Para a estudante Laura Dhieila da EFA Colinas, representar a escola e o Tocantins em um evento nacional está sendo de suma importância. “Além de estarmos passando conhecimento, nós também adquirimos outros conhecimentos, tanto de sustentabilidade como de tecnologia. E para mim, isso está sendo muito importante, tanto para o aperfeiçoamento do meu curso, que é técnico em agropecuária, mas também para coisas simples, como saúde, tecnologia e até mesmo meio ambiente”, destacou.
Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
O evento, que busca contribuir para a divulgação da educação profissional e tecnológica, tem como objetivo aumentar seu reconhecimento e atrair mais pessoas, por meio de encontros, mesas de debate, palestras, oficinas, mostra tecnológica e apresentações culturais, além de oferecer um intercâmbio dos projetos desenvolvidos pelas instituições participantes.
Para esta edição, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica das redes federal, estadual e privada de todo o país, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac e Sest/Senat).
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins