Piaui
27.02.2023O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou uma visita de cortesia na manhã desta segunda-feira (27) no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), para estreitar a parceria com o órgão. No encontro, o presidente do Tribunal, conselheiro Kennedy Barros, e os secretários de Estado da Educação, Saúde, Segurança e de Governo reforçaram a intenção de desenvolver um trabalho mais pedagógico e preventivo entre os entes.
“A intenção do Governo é andar totalmente alinhado com os órgãos de controle. Ter uma relação mais próxima com o TCE e outros órgãos de controle é importante para minimizar a ocorrência de erros, falhas e para dar mais segurança jurídica na prestação dos serviços de competência da Secretaria de Educação e de outras pastas”, declarou Washington Bandeira em nome dos demais secretários presentes na reunião.
Washington Bandeira elogiou a iniciativa do TCE de criar o Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação do Estado do Piauí (Gaepe/PI) e lembrou da reunião virtual ocorrida na última sexta-feira (24), com os representantes do TCE-PI, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PI), Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Tribunal de Justiça do Piauí e Defensoria Pública.
“Nosso governador Rafael Fonteles tem um olhar diferenciado para Educação e nosso trabalho será pautado por políticas de Estado e não de Governo. Nesse sentido, queremos fortalecer e avançar com o modelo de regime de colaboração que já existe no Estado e por isso é tão importante trabalhar de forma articulada, não só com os municípios, mas também com TCE e outros órgão de controle. O Gaepe surge com essa missão de ser um canal plural, que vai trabalhar de forma integrada na construção de soluções mais eficazes e ágeis, em um ambiente de maior segurança jurídica para todos os gestores que fazem educação”, destacou.
O presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, disse corroborar com o pensamento do secretário de Educação e ressaltou que também acredita que a articulação entre órgãos e instituições, de alguma forma, podem impactar nos resultados da política pública da educação. “O TCE-PI está imbuído de trabalhar com as secretarias de forma mais pedagógica que punitiva. Por isso esse acompanhamento prévio é fundamental”, observou o presidente do TCE-PI.