Piaui
11.10.2017
A Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público estão reforçando a parceria para a execução do Projeto Queremos Paz, juntamente com a iniciativa do Pacto pela Aprendizagem, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC).
O objetivo é orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância, o respeito e a justiça, visando inserir a cultura da paz nas escolas, formando cidadãos críticos e atuantes.
Após o processo de orientação e diagnóstico das deficiências nas unidades escolares, o projeto Queremos Paz teve início no primeiro semestre de 2016, onde as escolas desenvolveram ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança.
De acordo com a Gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Luiza Solano, dentro deste contexto a secretaria integra o Projeto Queremos Paz com o Pacto pela Aprendizagem, que é um plano estratégico de educação. "A iniciativa nasceu da necessidade de aglutinar as diversas ações desenvolvidas na Seduc com o objetivo de melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos, utilizando a proficiência, mobilização, sensibilização e fluxo", afirmou.
O Pacto atua também com a perspectiva de mudar o cenário da educação e o Projeto Queremos Paz passa a integrar o trabalho no sentido de contribuir para que as escolas possam pensar estratégias para melhorar tanto os resultados da educação quanto as limitações relacionadas a indisciplina e ao clima escolar.
No próximo dia 16 de outubro será realizada no Palácio do Karnak a culminância da I Etapa do Projeto Queremos Paz, onde serão premiados os alunos que se destacaram na execução das ações do projeto. Ao todo serão homenageados 26 alunos os quais foram vencedores do concurso nas seguintes categorias: redação, desenho e música e dança, são eles:
Concurso de Redação
1º lugar: Raniella Borges da Silva
Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá- 12ª GRE
Título: A paz é uma construção - nota 92,3
2º lugar: Danielly Nataly de Alencar
Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio- 16ª GRE
Título: Um grito sonoro de socorro - nota 92,0
Concurso de Dança e Música
1º lugar: Unidade Escolar Solange Viana- 19ª GRE
Letra: André Oliveira
Cantoras: Glória Santana, Joyce Vieira, Sthefanny karoliny
Violão: André Oliveira
Cavaquinho: Fredyson Santos
Zabumba: Jhonata Maciel
Triângulo: Glória Santana
Dançarinos: Ailton Silva, Kauane ketlen, José Fernando, Maria Eduarda de Sousa, Gustavo Almeida, Luiza Emanuelly
2º lugar: Unidade Escolar Gayoso Almendra- 2ª GRE
Letra/Vocal: Maria Geangêla da Silva
Violão: Lorrana da Silva Franco
Triângulo: André Queiroz Teixeira
Sanfona: José Renan da Cunha Sousa
Dançarinos: Luan Caio da Silva, Silveira Borges da Costa e Silva,Patrícia Lopes Resende, Alex Silva, Daniele Teixeira da Silva
Coreografa: Luciene de Carvalho Silva
Concurso de Desenho
1º lugar: Mariana Cristina Silva Basto - CETI- Gov Freitas Neto - 20ª GRE
Título: Paz na família
2º lugar: Danilo Silva de Sousa Ferreira- LAR DA CRIANÇA -Dom Abel Alondo Nunes - 5ª GRE
Título: Quem Promove o mal perde mais, quem promove a paz ganha mais.
O evento marca ainda a celebração da retomada do Projeto para o ano letivo de 2018, como ação do Pacto pela Aprendizagem no sentido de promover a melhoria do ambiente escolar.