Seduc e Grupo GEMTE comemoram colocação da rede estadual de ensino entre as melhores do País

Mato Grosso

22.08.2024

Rayane Alves | Seduc

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, acompanhado dos secretários-adjuntos, participou, na quarta-feira (21.08), de uma reunião com os mantenedores do GEMTE - Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução, em Cuiabá, para falar sobre os avanços do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 e agradecer o apoio dos empreendedores dado à educação mato-grossense. Os mantenedores ouviram também as expectativas do Estado de ora em diante e em que podem contribuir ainda mais. 

O GEMTE, iniciativa formada por empreendedores que apoiam o desenvolvimento da educação no estado, comemorou o avanço no ranking do IDEB nos últimos quatro anos, com Mato Grosso saindo da 22º posição, em 2019, com nota 3,4, para 8º em 2023, com nota 4,2, no Ensino Médio. Houve ainda melhorias nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. 

O secretário de Educação agradeceu a todos os mantenedores pelo apoio. “O grupo tem sido um grande parceiro. Quero parabenizar o setor produtivo e empresarial pela iniciativa de colocar o tempo de cada um à disposição e investir recursos para contratar a Fundação Falconi, uma das melhores consultorias do país para dar suporte técnico para nós, elevando a régua da educação de Mato Grosso”, ratificou Alan. 

Segundo ele, o compromisso do GEMTE, desde o início, foi de apoiar a transformação da educação estadual e colocá-la entre as melhores do País. Para isso, o programa buscou a Fundação Falconi para colaborar com a Seduc-MT em um diagnóstico da educação que detectou deficiências históricas de aprendizagem entre os estudantes de Mato Grosso e grandes oportunidades de evolução e melhoria. O resultado do diagnóstico contribuiu para a criação do Plano EduAção 10 Anos, com suas 30 políticas e mais de 130 ações. 

Para o diretor-presidente mantenedor do GEMTE, Guilherme Scheffer, o reconhecimento foi fundamental para entender como ser relevante, impactar de forma estratégica o desenvolvimento da educação e deixar um legado técnico para apoiar o Governo Estadual e as Prefeituras a transformarem o setor.  

“Nossa convicção é que a educação é a mais importante e poderosa ferramenta de transformação social. Acreditamos que todo o indivíduo é capaz de se desenvolver quando tem a oportunidade de uma boa educação, o que nos faz seguir firmes na contribuição para uma educação equitativa e de qualidade, e para que Mato Grosso esteja entre os três melhores estados no IDEB até 2040”, enfatiza Guilherme Scheffer.

Desde 2020, o GEMTE contribui com a construção de um planejamento estratégico que coloca o EducAção 10 Anos como uma política de Estado, com objetivos e metas bem definidas. A evolução recente na posição do IDEB, segundo o diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves, também é fruto dessa parceria.

“Colaboramos com a elaboração do Plano EduAção 10 Anos, que colocou em prática políticas e ações que atuam desde a Primeira Infância até o Ensino Médio. Isso envolveu 13 entidades do terceiro setor e toda a estrutura técnica da Seduc, em especial, professores e estudantes”, explicou Guilherme.

Ele reforçou que é possível a sociedade organizada apoiar e construir parcerias com os governos e ser relevante na construção de políticas públicas que efetivamente tragam equidade e qualidade a todos. 

O Plano EducAção 10 anos foi lançado em abril de 2022 e regulamentou a implementação de um conjunto de Políticas Públicas para a educação de Mato Grosso até 2032. O diagnóstico feito pela Falconi para elaboração do plano também norteou os objetivos estratégicos do GEMTE em seis pilares: impacto educacional, equidade e diversidade, tecnologia e educação, valorização profissional, gestão para resultado e infraestrutura. 

Municípios

Em 2023, o GEMTE ampliou as atividades com os municípios, em parceria com a Fundação Dom Cabral, visando atuar na construção de modelos estratégicos de ação e no monitoramento da implementação de políticas públicas educacionais. Foram desenvolvidos planos estratégicos para as Secretarias Municipais de Educação de Barra do Bugres, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães e Diamantino.

Neste momento acontece o monitoramento e avaliação dos oito planos de ação que foram desenvolvidos em cada um dos munícipios, com o objetivo de fortalecer as ações das Secretarias para atingir as metas que foram definidas na fase anterior. 

Sobre o GEMTE

O GEMTE é formado por 24 mantenedores que apoiam o seu objetivo na transformação da educação de Mato Grosso. Por meio da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, a intenção do programa é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional. O objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para Mato Grosso, para que o estado se torne uma referência nacional em até 20 anos.