Ceará
19.07.2023A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nesta quarta-feira (19), visita de comitiva do Consulado Britânico no Brasil, situado em Recife-PE. A delegação, composta pela cônsul Larissa Bruscky e pelos chefes dos Departamentos de Educação e de Comércio, Kelly Tavares e Martin McCombe, foi recebida pela secretária Eliana Estrela. Também participaram da reunião os secretários executivos do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; e da Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira. Na pauta, foram abordadas propostas que envolvem os Centros Cearenses de Idiomas (CCI) e a Escola Bilíngue.
A abertura do diálogo entre as duas instituições favorece o estabelecimento de parcerias no sentido de proporcionar o aprimoramento do ensino da língua inglesa aos alunos da rede pública estadual cearense.
Eliana Estrela ressalta a atenção dada pela Secretaria à formação complementar. “Procuramos maneiras de dar oportunidades aos nossos jovens, e uma delas é possibilitar o conhecimento de um segundo idioma. Pensamos também na questão da qualificação para o mercado de trabalho, principalmente, por sermos um estado turístico. Há uma demanda muito grande, e estamos expandindo a ideia dos CCIs para outros municípios, além dos que já têm o equipamento”, indica a gestora.
Larissa Bruscky esclarece que a visita teve o objetivo de fortalecer as relações com a administração estadual. “Ficamos baseados em Recife, mas nosso olhar vai para toda a região Nordeste. Já temos nos aproximado muito do Ceará, de forma mais voltada ao setor de energia, e a intenção dessa visita é ampliar nosso relacionamento com outros setores, como a educação. Sabemos que o Ceará é destaque e queremos entender como funcionam as políticas públicas daqui. Ao mesmo tempo, queremos explorar oportunidades no estado e encontrar sinergias com as prioridades que o governo britânico tem no Brasil”, aponta a cônsul.
Kelly Tavares explica que o objetivo do Departamento de Educação do Consulado é trabalhar para estabelecer parcerias e ajudar na superação de barreiras para a melhoria do ensino e da aprendizagem, em todos os níveis. “O Ceará é referência nacional em educação. Desde o meu primeiro dia no Consulado, quis trabalhar mais junto deste estado, aprendendo sobre as boas práticas que acontecem aqui, e também tentando contribuir de alguma maneira. Conheço, em outros estados, iniciativas municipais. Mas o Ceará sai na frente por desenvolver a educação bilíngue em dimensão estadual”, enfatiza.
Martin McCombe enalteceu a oportunidade da visita. “Se a gente quer fazer algo que cause grande impacto, precisamos ir até os lugares, aprofundar nosso relacionamento, encontrar pessoas que desenvolvam bons projetos e oportunidades. É uma honra estar aqui hoje”, considera.
Após o encontro na Seduc, a representação do Consulado Britânico seguiu para o CCI – unidade Sul e, na sequência, para a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco, ambos em Fortaleza. Esta unidade de ensino é a primeira da rede pública estadual a funcionar na modalidade bilíngue.