Tocantins
26.11.2024Nessa terça-feira, 26, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu em seu gabinete representantes do Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (Cress-TO), Taciane de Oliveira, para discutirem a regulamentação das atribuições dos assistentes sociais nas escolas estaduais.
A rede estadual conta com 418 profissionais de serviço social atuando em diversas unidades escolares. A regulamentação essencial para garantir a valorização da categoria, além de melhorar a assistência socioeducacional nas escolas.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, reforçou o compromisso da pasta com a causa e se comprometeu a encaminhar aos diretores das escolas um documento esclarecendo o papel do serviço social. "A Seduc está comprometida em construir um ambiente escolar que integre plenamente o serviço social. Estamos alinhados com a proposta e reconhecemos a necessidade de valorizar esses profissionais”, frisou.
A presidente do Cress, Taciane de Oliveira, enfatizou a importância dessa conquista. “Assegurar que as atribuições dos assistentes sociais sejam respeitadas e regulamentadas é essencial. Esse avanço é necessário tanto para categoria quanto para qualidade do serviço”, completou.
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, destacou o papel do Serviço Social na educação. "Os assistentes sociais desempenham uma função essencial no desenvolvimento socioemocional dos estudantes. A regulamentação permitirá uma atuação mais estruturada e eficaz, fortalecendo o suporte às famílias e à comunidade escolar”, disse.
A reunião contou ainda com a presença da superintendente Jurídica da Seduc, Orcidália Feitosa; gerente de desenvolvimento socioemocional, Martha Holanda da Silva; do assessor jurídico do Cress-TO, Hugo Moura; do vereador Joatan de Jesus; e vice-presidente do Cress, Aurora Moraes.
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins