Piaui
11.09.2024A Secretaria de Estado da Educação do Piauí abriu um novo edital para seleção Alfabetizadores, Tradutores/Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (libras) e Monitores, todos voluntários, para o Programa Alfabetiza Piauí.
Este segundo edital prevê a contratação de profissionais que irão atuar nas turmas de alfabetização formadas nas Aldeias e Comunidades Indígenas e Quilombolas do estado. Além disso, o novo seletivo tem como foco suprir a demanda das turmas que estão sendo formadas constantemente.
O processo seletivo foi publicado nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial do Estado, e prevê a composição do Banco de Cadastro Reserva. Os voluntários atuarão sem vínculo empregatício, assumindo tarefas de alfabetizar e auxiliar a alfabetização, mediante assinatura de termo de compromisso.
O Secretário Washington Bandeira avalia como fundamental o lançamento deste novo edital. “O Programa Alfabetiza Piauí é uma política pública de grande importância para o Piauí. Com esta iniciativa, queremos garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade, incluindo a população que vive em comunidades indígenas e quilombolas, reduzindo de forma significativa os índices de analfabetismo no Estado”, afirma.
Para os profissionais selecionados serão concedidos valores a título de Bolsa. O Alfabetizador e o Alfabetizador Tradutor-Intérprete da Libras receberão bolsa no valor de R$ 1.800,00. O Monitor receberá a título de bolsa o valor de R$ 450,00.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/concursos no período de 11 a 20 de setembro de 2024, com envio de documentos. O resultado preliminar da homologação das inscrições ocorrerá no dia 24 de setembro e o resultado final do processo seletivo será publicado no dia 28 de outubro de 2024.
A seleção será realizada por análise curricular e de prova de títulos, de caráter classificatório, e podem participar do processo seletivo profissionais docentes em geral, desde que atendam às exigências previstas no edital. Já para a função voluntária de Monitor, os estudantes de cursos de licenciatura plena cursando a partir do 5º período em qualquer área podem se candidatar.
O Alfabetizador deverá executar as atividades de ensino dos alfabetizandos, aplicar as avaliações diagnósticas e executar ações de busca ativa. Os profissionais Tradutor-Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) deverão traduzir e interpretar as aulas ministradas para pessoas com deficiência auditiva ou surdez, usuário de libras, em observância à metodologia utilizada pelo Alfabetizador da turma.
O Monitor deverá participar da organização das atividades pedagógicas e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem com o alfabetizador responsável pela turma.
O Programa Alfabetiza Piauí procura possibilitar o acesso à educação e à continuidade dos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A meta é alcançar piauienses com idade igual ou superior a 15 anos que não foram alfabetizados na idade certa.