Educação de Mato Grosso do Sul convida escolas para a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul

13.03.2025

A SED (Secretaria de Estado de Educação) de Mato Grosso do Sul está mobilizando escolas da rede estadual, municipal e privada para participarem da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento, que ocorre este ano com o tema "Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática", tem como objetivo engajar estudantes na busca por soluções para os desafios ambientais enfrentados em suas comunidades.

A conferência é um processo pedagógico com várias etapas:

Conferência na Escola: até 16 de maio de 2025.

Registro da escola: até 30 de maio de 2025, no site oficial da VI CNIJMA (gov.br/mec/pt-br/cnijma).

Conferências Regionais/Municipais (opcional): realizadas dentro do prazo estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual (COE), conforme o regulamento estadual.

Conferências Estaduais: devem ser concluídas até 20 de junho de 2025, com registro no site até 30 de junho de 2025.

Conferência Nacional: ocorrerá de 2 a 5 de setembro de 2025, em Brasília.

A conferência é direcionada aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e visa estimular o desenvolvimento de pesquisas e projetos que contribuam para a adaptação dos territórios às mudanças climáticas. Durante a Conferência Escolar, os estudantes terão a oportunidade de debater, levantar dados e propor ações para enfrentar problemas socioambientais locais.

Após essa etapa inicial, 79 projetos serão selecionados para a fase estadual, que acontecerá em junho de 2025, em Campo Grande/MS. Desses, 15 estudantes serão escolhidos para representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional, em Brasília.

Segundo Luiz Henrique Ortelhado Valverde, Coordenador da Comissão Organizadora Estadual da Conferência em Mato Grosso do Sul (COE-MS), a CNIJMA fortalece a cidadania ambiental e incentiva a construção de novos conhecimentos dentro das escolas. “O evento tem a oportunidade de assumir seu papel na abordagem dos desafios socioambientais, adotando uma perspectiva política, científica e ética”, destaca.

Para mais informações, as escolas podem acessar o Instagram da CNIJMA-MS (@vi.cnijma.ms), onde encontrarão um manual com todas as diretrizes para participação.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Foto: Divulgação