SED leva Educação até comunidades ribeirinhas e fortalece Ensino Médio e EJA no Pantanal

Mato Grosso do Sul

03.12.2025

Garantir acesso à Educação torna-se um desafio que exige presença ativa do poder público e a Secretaria de Educação tem sido parceira nesta caminhada em respeito às histórias das famílias em Mato Grosso do Sul.

Para ampliar seu compromisso com as comunidades, a SED participou da 10ª Expedição Pantanal de Educação Ambiental, organizada pela Polícia Militar Ambiental, buscando escutar e entender suas realidades.

Educação presente onde o acesso é difícil

Vencendo distâncias, a equipe da secretaria realizou um trabalho de levantamento de estudantes interessados em retornar aos estudos nas modalidades EJA (Educação de Jovens Adultos) e PBA (Programa Brasil Alfabetizado).

O objetivo é identificar demanda e estruturar novas turmas nas regiões mais remotas do Pantanal, onde o acesso à escola depende de rios, barcos e condições climáticas.

Também foram identificadas as condições de oferta do Ensino Médio e da Educação Profissional, analisando os desafios logísticos, as necessidades locais e possibilidades de expansão das modalidades no território pantaneiro.

Escuta ativa com lideranças ribeirinhas

Um dos pontos centrais da ação foi o diálogo direto com lideranças comunitárias, famílias e professores que atuam nas escolas das águas.

Esses encontros permitiram compreender de perto as necessidades locais, identificar potenciais estudantes e alinhar estratégias pedagógicas alinhadas com a realidade socioeconômica e cultural das comunidades.

A escuta qualificada também contribuiu para fortalecer ações vinculadas à EJA Qualifica, integrando formação básica e qualificação profissional, respeitando as condições do Pantanal e valorizando os saberes tradicionais.

Novas turmas em 2026

Com base nos dados coletados e nas parcerias estabelecidas, a SED prevê abrir novas turmas de EJA e PBA já em 2026.

Além de ampliar a presença do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos nas escolas ribeirinhas, a iniciativa busca reduzir desigualdades históricas e assegurar que jovens e adultos pantaneiros tenham acesso contínuo à educação.

Ações sociais durante a expedição

Mais que oferecer oportunidades de ensino, a expedição doou cestas básicas, roupas e kits de higiene; realizou atendimentos médicos, jurídicos, odontológicos e atividades de Educação Ambiental com estudantes das escolas das águas.

O secretário de Educação, Helio Daher, reforça que “levar educação até as comunidades ribeirinhas é garantir que ninguém fique para trás”.

Gilberto Junior, SED

Fotos: Evelyn Martins