Piaui
07.06.2021O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, começou o dia representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na audiência pública virtual realizada pelo Senado Federal, por meio da Comissão Temporária COVID-19, nesta segunda-feira (07).
O encontro teve como finalidade debater os impactos do novo coronavírus na educação brasileira e os principais desafios e alternativas para enfrentar a crise.
Além dos senadores titulares e suplentes da comissão, participaram o secretário de Educação Básica - MEC, Luiz Miguel Martins Garcia; Presidente da Undime, Mauro Luiz Rabelo; e o representante do Movimento Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Batista Filho.
Aos conselheiros, o secretário falou sobre a frente de trabalho do Consed, que está iniciando suas ações, e sobre os desafios das redes nessa área, especialmente em relação à conectividade, e os impactos do novo coronavírus na educação brasileira.
Em sua fala na audiência do Senado, o secretário Ellen destacou a necessidade de ações públicas efetivas para garantir um ambiente de segurança que permita a retomada das aulas nas escolas.
"Precisamos de ações públicas efetivas para garantir o ambiente de confiança e retomar as aulas no ambiente da escola. Existe hoje a oportunidade de vacinação dos profissionais da educação e estamos acompanhando o movimento importante do plano nacional de imunização, que está resultando na priorização das vacinas para os profissionais da educação. Precisamos agir rapidamente para que não haja um novo atraso no ano letivo", declarou Ellen Gera.
Os participantes e senadores comentaram como os diversos atores devem atuar diante do cenário atual da pandemia e do contexto nacional, como criar condições para um retorno das aulas presenciais gradual assegurando a proteção dos estudantes e profissionais da Educação e uma resposta educacional de qualidade.
O Senador pelo Estado de Roraima, Confúcio Moura, presidiu a Comissão Temporária Covid-19 e pontuou o acompanhamento das ações contra a pandemia de covid-19 em relação aos rumos da educação.
"Precisamos recolocar urgentemente a Educação como tema prioritário da agenda nacional. Parece que a questão do financiamento se encontra razoavelmente por ser resolvida, a questão da qualidade. Esse ponto me parece absolutamente inescapável, em como equiparar a qualidade das nossas escolas àquelas dos países mais desenvolvidos do mundo", comentou o presidente da comissão.