Mato Grosso
27.01.2026
Rui Matos | Seduc-MT
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, apresentou, na segunda-feira (26), o Plano EducAção 10 Anos durante o III Seminário Internacional sobre Gestão para a Aprendizagem, realizado em Sevilha, na Espanha. A iniciativa da Secretaria tem como meta posicionar a rede estadual de ensino entre as cinco melhores do Brasil até 2032.
Durante o evento, que reúne gestores públicos, pesquisadores e especialistas de diversos países até sexta-feira (30), o secretário levou a experiência da rede estadual mato-grossense para o debate global sobre gestão educacional, inovação e melhoria dos processos de aprendizagem. A apresentação destacou a construção de ambientes colaborativos e o aprimoramento contínuo da gestão e da inovação educacional.
Diante da plateia internacional, Alan Porto detalhou as 30 políticas que compõem o Plano EducAção 10 Anos, com ênfase no sistema de gestão e inovação da aprendizagem adotado na rede estadual. Entre as ações apresentadas, estiveram programas como o Alfabetiza MT, o Avalia MT e iniciativas que, a partir de 2023, possibilitaram o pagamento do 14º e até do 15º salário aos profissionais da educação, por meio da Gratificação por Resultado.
“Despertamos muita atenção ao apresentar evidências concretas dos avanços alcançados. São ações que impactam diretamente quem está na ponta do processo educacional: nossos estudantes”, afirmou o secretário.
Segundo Alan Porto, o objetivo da participação no seminário foi compartilhar boas práticas e, ao mesmo tempo, fortalecer parcerias para a formação educacional, transferência de tecnologia, assessoria técnica especializada e difusão da cultura, entre outros eixos de interesse comum da educação pública.
O secretário destacou ainda que o EducAção 10 Anos ganhou relevância desde as edições anteriores do encontro, realizadas em 2024, em Madri, e em 2025, em Barcelona, ambas na Espanha. Para ele, o programa evidencia o comprometimento do Governo do Estado com a elevação da qualidade do ensino e a construção de um futuro promissor para os estudantes.
“Temos mostrado que a educação pública de Mato Grosso está no caminho certo. Reafirmamos o compromisso de oferecer uma educação de qualidade e transformadora, tanto para a rede estadual quanto para as redes municipais, por meio do regime de colaboração”, pontuou.
Desde o início da gestão do governador Mauro Mendes, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem implementando políticas voltadas ao fortalecimento da educação pública, com foco na valorização dos profissionais da educação, na adoção de políticas inclusivas, no aprimoramento da gestão educacional e na recuperação da aprendizagem.
A valorização dos professores e demais profissionais da educação foi um dos principais avanços destacados. A Seduc investiu em formação continuada, melhoria das condições de trabalho e valorização salarial, com destaque para o decreto que regulamentou a gratificação anual por eficiência e resultado dos profissionais da Educação Básica.
“Também investimos na ampliação da educação integral e inclusiva, na promoção da acessibilidade nas escolas, na garantia de ambientes acolhedores, na implementação de políticas eficientes, na otimização dos recursos disponíveis e no fortalecimento da participação da comunidade escolar na tomada de decisões”, observou Alan Porto.
Outro ponto de destaque foi a modernização da rede estadual, que passou a contar com o Sistema Estruturado de Ensino, plataformas digitais como Mais Inglês MT e Ciência em Show, além de apostilas e livros impressos atualizados bimestralmente.
A apresentação incluiu ainda a distribuição de Chromebooks para estudantes, a implantação da robótica educacional, o uso de tecnologias em sala de aula — como internet banda larga e Smart TVs — e programas como Estudante Nota 10 e Intercâmbio MT no Mundo. “Fazemos educação pública com planejamento, compromisso e investimento”, concluiu o secretário.
O III Seminário Internacional sobre Gestão para a Aprendizagem é promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), em parceria com a Unesco, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), entre outros parceiros.