Acre
18.05.2023O secretário adjunto de Esportes, Carlão Gouveia, está se reunindo ao longo desta semana com a direção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na cidade do Rio de Janeiro, para tratar sobre diversas parcerias que envolvem o esporte escolar e os profissionais da educação física.
Uma das pautas tratadas no COB é um seminário que deverá ser realizado no mês de julho, aqui em Rio Branco. “Será um seminário grande com os professores de educação física e já estou conversando com a Ufac para a gente montar esses grupos de trabalho”, explicou.
No COB, Carlão Gouveia foi buscar profissionais que possam falar sobre diversas questões, como o antidoping e também sobre o esporte escolar. “Tudo isso está sob o guarda-chuva do COB e eu tive reuniões específicas para tratar dessas questões”, acrescentou.
Um outro tema tratado por Carlão Gouveia junto aos dirigentes do comitê foi o projeto Transforma. “Esse programa se encaixa dentro da educação e eu vou passar tudo para o nosso secretário Aberson Carvalho, pois esse programa estão implementando em todo o país e tem o selo do comitê olímpico internacional”, disse.
O projeto Transforma irá envolver estudantes desde o ensino fundamental, anos iniciais, até estudantes do ensino médio. “Trata-se de um programa que eles implementam nas escolas e envolve toda a parte pedagógica, envolvendo o esporte e a educação”, afirmou.
“Mas a nossa pauta principal é o seminário que a gente vai fazer para discutir, saber dos professores, das pessoas do esporte o que eles querem a médio e longo prazo para a gente montar esses grupos e eu estou captando esses palestrantes e vamos decidir em conjunto, montar um projeto para apresentar ao secretário e ao governador”, afirmou Carlão Gouveia.
Parque olímpico
Outro assunto tratado pelo secretário adjunto de Esportes, Carlão Gouveia, diz respeito ao parque olímpico, que inclusive já tem um projeto pronto e deverá ser implementando no entorno do estádio Arena da Floresta.
“Eu conversava com eles (COB) e eles se colocaram também à disposição também como técnicos específicos para que a gente possa fazer uma arena para futsal, para vôlei, para basquete, isso para que elas possam ter as especificações técnicas para receber eventos nacionais e até internacionais”, explicou.
Tudo, segundo Carlão, para que o Estado possa receber eventos nacionais e internacionais, “coisas que nunca aconteceram”. Ele também esteve numa reunião na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para trazer um evento importante, que é o circuito de vôlei de praia, o Top 12.
“Evento vai ter em Manaus (AM) e eu estou pedindo para que aconteça em Rio Branco também ainda esse ano. A gente pode pensar ali no Arena da Floresta, naquele espaço externo e eu, inclusive, já conversei com o superintendente da regional norte do Banco do Brasil (BB) e fiz o pedido”, destacou.