BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC
12.06.2019Rondônia faz parte da frente que está organizando as discussões sobre currículo em todo o cenário nacional. Técnicos de todas as secretarias estaduais de Educação estão reunidos em São Paulo, por meio da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Rondônia participa na coordenação dos trabalhos com o secretário da educação, Suamy Vivecananda, juntamente com os secretários Rossieli Soares (SP), Aléssio Trindade (PB), e Getúlio Marques (RN). O evento teve início na segunda-feira (10) e segue até hoje (12).
Os estados vão começar a construir os currículos e a arquitetura do Novo Ensino Médio.
Nos dias de evento serão debatidas outras ações, além de oficinas de imersão, diagnóstico e construção curricular, coordenadas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (Efape).
Para a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta, a iniciativa prova que os estados estão avançando na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.
“Demos uma clara demonstração desse movimento quando construímos os currículos da Educação Infantil e do Fundamental, em parceria com a Undime e o MEC. Agora, estamos cada vez mais comprometidos em dar continuidade à essa política de Estado porque acreditamos no seu poder de transformar a educação pública em algo melhor do que temos hoje”, ressaltou Motta.
APRENDIZAGEM
A Frente de Currículo e Novo Ensino Médio é uma das estratégias de trabalho da Agenda da Aprendizagem, que reúne os temas considerados prioritários para estados e municípios. A agenda foi formulada pelo Consed, em março de 2019, em regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Aproximadamente 150 técnicos estaduais estão envolvidos na construção dos currículos e da nova arquitetura. Entre os cinco convidados por estado, existem perfis diferentes de profissionais, que irão contribuir em suas áreas de atuação, como coordenadores estaduais da BNCC, coordenadores de Educação Profissional, articuladores de Itinerários, coordenadores pedagógicos de Educação em Tempo Integral e os responsáveis pelo Ensino Médio nas secretarias.