REGIÃO NORTE
07.11.2019Um dos grandes desafios da educação brasileira, a promoção de uma gestão voltada para a aprendizagem, inclusive como um mecanismo de inclusão social, está no centro da pauta da agenda da titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar.
Nesta quinta-feira, 7, Adriana Aguiar participa, em São Paulo, do 3º Encontro da Frente de Gestão Escolar e, na sexta-feira, 8, da reunião técnica Gestão Escolar – os desafios dos novos diretores, ambos realizados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP).
“O que estamos discutindo é uma gestão que reflita em políticas públicas, no modelo de administração das escolas e, em última instância, nas práticas de nossos educadores e educadoras, tendo como horizonte comum a formação de sujeitos capazes de constituir seus projetos de vida com autonomia”, ressaltou Adriana Aguiar.
Atualmente, Adriana Aguiar também é titular do Grupo de Trabalho (GT) Gestão Escolar, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), junto com Marioneide Kliemaschewsk, secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) do Mato Grosso.
A reunião que ocorre nesta quinta-feira conta com a participação dos técnicos do GT de Gestão Escolar, que trabalham na elaboração da minuta da proposta do documento que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Esse documento apresentará propostas de ações prioritárias para o fortalecimento da educação.
Gestão Escolar
A reunião técnica Gestão Escolar – os desafios dos novos diretores, que ocorre na sexta-feira, é composta por uma mesa de abertura e uma de encerramento, além dos painéis: ‘Os desafios dos novos diretores no município de São Paulo’ e ‘Os desafios da gestão escolar nos estados’, que tem entre os seus debatedores a titular da Seduc, Adriana Aguiar.
Na reunião técnica, também será realizada a palestra ‘Os desafios dos novos diretores no mundo’, ministrada por José Weinstein, do Centro de Desarrollo de Liderazgo Educativo (CEDLE/UDP), do Chile. Que apresentará um panorama da gestão escolar no mundo.
De acordo com Adriana Aguiar, é preciso focar em um modelo de gestão a longo prazo. “Um modelo de gestão efetivo precisa estar conectado com seus territórios, com as identidades, interesses dos seus estudantes e com as necessidades de aprendizagem da sociedade contemporânea”, apontou.
Avaliação
Adriana Aguiar também participou, nesta quinta-feira, de uma reunião no Instituto Sonho Grande, para alinhar a proposta de aplicação de uma avaliação com uma amostra de estudantes do Estado para medir a proficiência do aprendizado em matemática e língua portuguesa, bem como as habilidades socioemocionais. A avaliação está prevista para este mês.
Na ocasião, a instituição apresentou um estudo sobre a trajetória dos egressos da rede estadual de ensino, das escolas de tempo integral, de Pernambuco.
Agenda
Na quarta-feira, 6, a gestora da Seduc representou o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) no lançamento do Programa Educação em Prática, realizado em Brasília. A iniciativa do governo federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação, terá como parceiras instituições de ensino superior.