Amazonas
10.09.2025A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap), do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Gerência de Ensino Regular (GER) e da Coordenação de Educação Física Escolar (Cefa), realizou, na tarde desta terça-feira (09/09), a primeira Mostra de Práticas Exitosas da Educação Física Escolar.
O evento foi realizado no Tribunal de Contas do Estado Do Amazonas (TCE-AM), localizado no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, contando com a presença de professores da rede pública de ensino, membros dos departamentos da Secretaria de Educação, dentre outros profissionais da educação.
Abordando o tema “Educação Física em ação: práticas que inspiram”, o encontro teve como objetivo reconhecer e divulgar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos por professores de Educação Física nas escolas a partir do Projeto de Práticas Corporais (PPC).
Com apresentação de iniciativas desenvolvidas pelos professores, a ação buscou valorizar as práticas de desporto escolar que fazem a diferença e permitem aos estudantes da rede estadual vivenciar, em sua totalidade, as diversas expressões corporais por meio do esporte.
Segundo o coordenador de educação física escolar da Secretaria, Rafael Moreira, a mostra também celebra o dia do profissional de Educação Física comemorado no dia 1 de setembro, então como forma de exaltar esses profissionais, não teria melhor forma do que exibir o trabalho produzido por eles no seu dia a dia nas escolas da rede pública.
“É para mostrar as boas práticas nas nossas escolas que os nossos professores realizam, diariamente, bons trabalhos. Eles se preocupam com nossos estudantes e estão na linha de frente para poder, cada vez mais, proporcionar boas atividades aos nossos alunos”, completou o coordenador.
O desporto e a educação de mãos dadas
Realizado durante o período vespertino, o encontro apresentou o Projeto de Práticas Corporais, seu histórico de funcionamento e um relatório sobre o projeto durante a sua vigência em 2024. Em seguida, professores das 7 Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), apresentaram os trabalhos desenvolvidos com seus alunos.
Uma das profissionais convidadas a apresentar foi a professora de Educação Física da Escola Estadual Olga Falcone, Bianda Makarem. A professora afirma que o projeto de Badminton desenvolvido com os alunos do contraturno da escola trouxe o esporte como protagonista do campo da saúde física, da melhoria da aptidão cardiorrespiratória e do bem-estar.
“Nosso objetivo geral é fazer com que os alunos trabalhem suas habilidades, fazer com que eles se tornem assíduos nas aulas e tem sido um trabalho muito prazeroso já que trabalhamos fundamentos variados desses alunos, trabalhando o jogo propriamente dito”, explicou a professora.
O evento contou também com uma apresentação cultural de estudantes da Escola Estadual Raimundo Gomes Nogueira.
TEXTO: Andrya Pietra
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar