Amazonas
19.08.2025A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou, na tarde de segunda-feira (18/08), da cerimônia de abertura da missão técnica “Programas de alimentação escolar implementados na Amazônia: desafios e oportunidades”, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O evento foi realizado no auditório Rio Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, localizado no bairro Crespo, zona sul de Manaus, e contou com a participação de representantes de 16 países da América Latina e do Caribe, membros da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), uma iniciativa criada pelo governo do Brasil em 2018, com o apoio da FAO, e desenvolvida no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO para fortalecer e consolidar os programas de alimentação escolar na América Latina e no Caribe.
A missão técnica busca fortalecer as capacidades de gestores e profissionais responsáveis por estes programas na região, promovendo um intercâmbio de experiências e conhecimentos no tema da alimentação escolar. Para a secretária de Educação, Arlete Mendonça, uma das etapas primordiais na garantia do direito à educação é o oferecimento de uma alimentação de qualidade para os alunos.
“É importante dizer que, para que os alunos tenham aprendizados, para que os alunos tenham sucesso, eles precisam estar bem alimentados. Fica o nosso compromisso, não somente enquanto país, mas também enquanto Estado do Amazonas, onde os desafios são inúmeros, mas nós estamos sempre tentando fortalecer e reiterar o compromisso com os direitos dos estudantes”, afirmou a secretária Arlete.
O encontro regional tem apoio da Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar do Governo do Amazonas, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Manaus (Semed), e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na cerimônia de abertura, alunos do ensino bilíngue da rede estadual realizaram a fala inicial para os membros convidados em inglês e espanhol. Para a estudante Milena da Conceição, da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, o evento também representa uma oportunidade para treinar a segunda língua.
“É muito gratificante estar aqui, falar com pessoas de fora, e também é muito gratificante ter sido escolhida em meio a tantos alunos para representar a minha escola e mostrar a segunda língua que aprendi lá”, reiterou.
Nos próximos dias, a delegação internacional realizará visitas à Creche Municipal Profª Libânea Theodora Rodrigues Ferreira, à Escola de Tempo Integral Bilíngue Djalma Batista, ao centro de distribuição de alimentos da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, à Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã (COPASA) e inclui diálogos com agricultores indígenas.
Os participantes também vão conhecer a experiência da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e dialogar com representantes do conselho de alimentação escolar do município de Presidente Figueiredo-AM, onde 100% dos recursos repassados pelo governo federal para a alimentação escolar são utilizados na compra de produtos da agricultura familiar. Vão, ainda, conhecer a experiência de alimentação escolar da cidade de Tonantins-AM.
O encontro com países da RAES acontece em um contexto marcado por dados publicados recentemente pelas Nações Unidas que indicam a redução da fome e da insegurança alimentar na América Latina e no Caribe nos últimos três anos. Entre as políticas públicas que impulsionaram esse avanço, destacam-se os programas de alimentação escolar, que atendem 85 milhões de estudantes na região e mais de 40 milhões no Brasil.
TEXTO: Maria Eloá
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar