Secretaria de Educação do Amazonas marca presença na cerimônia de encerramento do projeto Rondon no ICBEU

Amazonas

28.07.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, representada pela titular da pasta Arlete Mendonça, esteve presente, na sexta-feira (25/07), na cerimônia de encerramento da Operação Amazonas do projeto Rondon 2025. O evento foi realizado no Teatro ICBEU Manaus, no Centro.

Além da secretária Arlete Mendonça, a cerimônia contou com a presença de representantes da Aeronáutica, da Marinha e do Exército Brasileiro. Também estiveram presentes os estudantes e professores das diversas universidades que se voluntariaram para o projeto, incluindo a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O projeto Rondon, com existência desde 1967, é uma ação interministerial do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, que busca contribuir para o desenvolvimento da cidadania. O Rondon 2025 contou com cerca de 262 rondonistas em 12 municípios do interior do Amazonas, contribuindo na capacitação das comunidades locais, realizando oficinas de saúde e inclusão social, dentre outras ações. 

A secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça, destacou que a Secretaria de Educação participou da articulação do projeto no estado e que se dispõe sempre a auxiliar quaisquer iniciativas que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes da rede estadual e suas comunidades. 

“Eu estou muito feliz que podemos contribuir de forma tão significativa para um momento como esse, com os nossos estudantes e as famílias que estão no interior do Amazonas sendo beneficiados por todos os serviços do projeto Rondon”, declarou a secretária.

 

Articulações

A cerimônia contou com entrega de certificados aos universitários e professores que passaram pelo projeto e entrega de placas às instituições que atuaram à frente do projeto, incluindo o Governo do Estado. Também foi realizada exibição de vídeos das atividades nas comunidades, que iniciaram no dia 8 de julho.

Divididos em conjuntos A, B e C, diversos serviços relacionados à cultura, direitos humanos, educação, saúde, meio ambiente, dentre outros foram prestados, como explicou a professora de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (Unilavras - MG), Mariana Mansanares.

A professora compartilhou que foram realizados, com estudantes da rede e membros da comunidade escolar, oficinas de educação ambiental e de artesanato, mas também palestras sobre programas federais para  cursos de nível superior, como ProUni e Fies, e sobre como ter acesso às universidades federais de todo o Brasil. 

“Muitas vezes no interior eles não tem noção do que eles podem, quais chances têm, como podem permanecer em outro município por meio de bolsas de permanência. Fizemos  essa ação na escola estadual em dois turnos, um turno com quase 300 alunos e outro com quase 200, então foi bem interessante”, completou a professora.

 

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar