Secretária de Educação do AM reúne com representante do MEC para tratar de projetos pedagógicos

Amazonas

07.04.2025

Na sexta-feira (04/04), a secretária de Educação, Arlete Mendonça, reuniu com o coordenador-geral de políticas para a juventude do Ministério da Educação (MEC), Yann Evanovick. Em pauta, as próximas etapas do programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que está na fase nacional. Os estudantes da rede estadual que se classificaram para a etapa nacional da iniciativa do MEC, também participaram do encontro.

Iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), o PJM proporciona aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. De acordo com a secretária Arlete Mendonça, esse incentivo é importantíssimo para a formação dos estudantes participantes enquanto cidadãos. 

“Aqui no Amazonas, tivemos iniciativas incríveis. Verdadeiras reflexões sobre o meio ambiente, cultura e sustentabilidade. É gratificante, porque é para isso que a gente trabalha. Para que esses adolescentes sejam protagonistas das próprias histórias”, destacou a secretária de Educação do Amazonas. 

Próxima etapa 

Os três representantes eleitos do Amazonas participarão, em Brasília, do encontro nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, entre os dias 26 e 30 do próximo mês de maio. Na ocasião, os alunos terão contato com um curso de formação, além de palestras, workshops e debates. 

Já no próximo mês de agosto, um representante de cada unidade federativa do Brasil vai participar da Etapa Internacional do PJM, em Foz do Iguaçu (PR). Neste momento, os estudantes terão contato com discentes de países do Mercosul.

“O parlamento reforça o protagonismo estudantil e os números mostram isso. Na etapa de votação para os três representantes de cada estado, tivemos mais de 17 mil votos em poucas horas. É um número massivo, que mostra o engajamento”, reforçou Yann Evanovick. 

Expectativas 

Durante a primeira etapa, os estudantes apresentaram um projeto autoral, com a orientação de um professor,  focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar. Os projetos foram avaliados seguindo os critérios de  originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução, além de também se enquadrarem ao tema desta edição do PJM: “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Neste contexto, o projeto “Mãos para a semeadura: Jovens em ação pelo meio ambiente” foi eleito em 1º lugar entre os candidatos amazonenses. O venezuelano  Luisangel Uriel Moreno, protagonista do projeto e aluno da Escola Estadual (EE) Karla Patricia Barros de Azevedo, localizada na zona oeste de Manaus, contou que sua iniciativa busca promover o protagonismo ambiental nos estudantes por meio da construção de um Jardim Sensorial nas dependências da escola, que pode ser aproveitado pelos alunos para o desenvolvimento de uma educação ambiental.

“Minha ideia é que o projeto se espalhe pela cidade, e quem dirá pelo Brasil. Estou muito ansioso pela etapa nacional, acho que vai ser muito importante para mim. Nunca imaginei que pudesse ter uma oportunidade como essa”, compartilhou Uriel.

PBA em foco 

Também em discussão, o combate ao analfabetismo foi tópico de elogios do representante do MEC à Secretaria de Educação. A adesão e a mobilização da instituição ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi reconhecida. A Secretaria de Educação acabou de convocar 116 alfabetizadores populares para as mais de 20 turmas montadas em todo o estado. O número de estudantes tende a aumentar em 2025. 

“A gente reconhece o esforço. Tinha equipe da Secretaria de Educação lá em Envira buscando alunos para formar turmas do PBA. Ainda falta uma maior adesão no âmbito dos municípios, mas a Secretaria de Educação está fazendo a sua parte”, enfatizou Yann. 

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar