Santa Catarina
10.07.2015Serão eles os responsáveis pela escolha do Plano de Gestão Escolar e, consequentemente, do novo diretor. O edital nº 16 com todas as orientações foi publicado no Diário Oficial na quinta-feira, 2, e hoje, 9, foi realizada webconferência com ampla participação dos profissionais da educação de todas as escolas e das Gerências Regionais de Educação.
O processo de escolha do Plano de Gestão Escolar será realizado pela primeira vez, em 2015, em quase todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. A exceção fica por conta das escolas Indígenas, de Assentamento e no Instituto Estadual de Educação, que possuem legislação específica. No ano passado, foi realizada a seleção em 40 escolas que tiveram vacância de diretor.
O professor, o especialista em assuntos educacionais e o assistente técnico pedagógico que tiver interesse em ser diretor já deve iniciar seu Plano de Gestão Escolar. O documento será analisado por banca avaliadora composta por consultores especializados, os quais emitirão parecer apontando melhorias e sugerindo mudanças, quando necessárias. “O principal objetivo desta análise é verificar se o plano está em conformidade com a realidade da escola. Devem ser definidas ações e metas que possam ser alcançadas para melhoria da educação e com a participação da comunidade escolar como um todo”, explica a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi.
Conselho Deliberativo Escolar também terá a sua participação na instalação da Comissão Escolar de Gestão. Constituída por dois representantes dos profissionais da educação e funcionários da escola, dois representantes dos pais ou responsáveis de estudantes e dois representantes de estudantes, com frequência comprovada, a Comissão será responsável pela organização, normatização e deliberações referentes ao processo de escolha do Plano de Gestão Escolar, conforme orientações do edital.
A votação será realizada no dia 19 ou 20 de novembro de 2015, a critério da escola e em articulação com a Comissão Regional de Gestão Escolar, das 8h às 21h. O proponente do Plano de Gestão Escolar escolhido terá a função de diretor entre 02/01/2016 e 31/12/2019.
De acordo com Maristela, anualmente a Secretaria de Estado da Educação irá ouvir o Conselho Deliberativo da Escola para saber como está o trabalho do diretor e, principalmente, se suas proposições estão sendo cumpridas. Além disso, ao longo do ano as ações propostas serão revistas e poderão ser modificadas dependendo da necessidade da escola ou atendimento das metas.
“Com certeza a possibilidade de ser diretor de uma escola a partir da elaboração de um Plano de Gestão Escolar motivou a participação dos professores na formação de gestores e tornará o diretor mais preparado para assumir sua função. A escolha também permite uma maior proximidade da comunidade escolar, que participa desde a elaboração do plano, passando pela aprovação, acompanhamento, execussão e avaliação anual. Com este processo, todos ganham e se sentem mais parte da escola”, finaliza Maristela.