Educação do Rio Grande do Sul apresenta ações para os estudantes da rede estadual gaúcha no 2º semestre

Rio Grande do Sul

14.08.2024

Na semana que marca o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) transmitiu, nesta segunda-feira (12/08) , a live “Nossa Hora”, destacando as principais ações para o segundo semestre. O evento, realizado em Porto Alegre, contou com a apresentação da secretária de educação, Raquel Teixeira, além da participação da secretária-adjunta de educação, Stefanie Eskereski, e da diretora do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Naomy de Oliveira.

Representando os alunos da Rede Estadual, cerca de 100 estudantes de quatro escolas estaduais - Fernando Ferrari, Castro Alves, Gomes Carneiro e Japão- também acompanharam presencialmente o encontro, que teve transmissão simultânea pelo canal TV Seduc RS, no YouTube.

Imagem da plateia do evento Nossa Hora. A foto mostra um rapaz jovem de cabelo curto e pele negra, à esquerda da composição, e uma estudante de pele branca, usando óculos e com cabelos castanhos. Ambos olham atentamente em direção ao auditório, com expressões de sorriso.

Alunos de quatro escolas da região metropolitana da capital assistiram ao evento, representando a Rede Estadual - Foto: Gustavo Perez / ASCOM Seduc

Após o recorde histórico de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na rede pública gaúcha, com 88,9% dos estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos neste ano, o objetivo agora é mobilizar e garantir o máximo de participação e aprovação nas provas. Raquel enfatizou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo Estado devido às enchentes de maio, a determinação de superar esses desafios se reflete no compromisso com a melhoria da educação.

"A capacidade de reconstrução é nossa. Na educação, a maneira que temos para mostrar ao Brasil que nós reconstruímos, recuperamos e saímos melhores e maiores é enfrentando e vencendo a desigualdade, o abandono e a evasão escolar”, ressaltou a titular da pasta.

As iniciativas que serão realizadas até o final do ano letivo envolvem atividades de reforço e preparação para o ENEM. “É um momento muito importante na trajetória de todo o estudante. Além da mobilização histórica que fizemos, queremos apoiar para que todos tenham o melhor desempenho possível. Mais do que revisar conteúdos, é um engajamento que pode mudar a vida das pessoas”, afirmou Naomy.

Em parceria com a ONG Embaixadores da Educação, a Seduc oferecerá aulas ao vivo no canal TV Seduc RS para revisar questões e conceitos. As atividades ocorrerão às terças e aos sábados, a partir de 31 de agosto. Os estudantes poderão tirar suas dúvidas e interagir pelo chat, e as lives serão conduzidas por professores e influenciadores reconhecidos pelo trabalho de preparação para o ENEM. “Será uma série de aulas exclusivas, convocamos os treze professores mais famosos do YouTube para dar esse reforço, como Noslen Borges, Curió e Débora Aladim”, explicou a empreendedora social Guilhermina Abreu, fundadora da ONG Embaixadores da Educação.

Além disso, começando no dia 24 de setembro, uma caravana especial atravessará todas as regiões do Estado, passando em todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação para levar eventos de mobilização a diversas comunidades. Cada parada da caravana incluirá duas grandes aulas de revisão e apresentará histórias inspiradoras de pessoas que tiveram a vida transformada pela educação.

WhatsApp Image 2024 08 13 at 10 24 15

As ações buscam mobilizar os jovens do Ensino Médio para auxiliar na realização das provas do ENEM 2024 - Foto: Gustavo Perez / ASCOM Seduc

Os materiais de estudo ficarão disponíveis no Google Sala de Aula, que já é utilizado pelos alunos da Rede Estadual. O acesso aos conteúdos será contínuo, com atualizações frequentes, simulados e dicas de quais conteúdos são mais cobrados no ENEM. No dia 30 de outubro, ocorrerá ainda uma edição especial do “Crie o Impossível”, com a participação dos professores que apresentaram as aulas de reforço. Organizado pela Embaixadores da Educação, o evento convida os estudantes das escolas públicas a acreditarem em seu potencial, trazendo exemplos de superação.

A Seduc também divulgou a volta dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), com nove modalidades esportivas e a participação prevista de mais de 135 mil estudantes. As competições regionais iniciarão no dia 17 de agosto, culminando em um evento final na Ulbra Canoas, de 19 a 23 de outubro, com premiações e a presença de atletas olímpicos. Outra novidade na edição deste ano é a inclusão dos jogos eletrônicos, conhecidos como E-Sports, com disputas de futebol virtual. “Começaremos com um campeonato que acontecerá de forma simultânea no estado inteiro, totalmente online. Os finalistas irão se enfrentar em uma arena dentro do JERGS, exclusiva para E-Sports. Estamos fazendo história e estamos fazendo diferente”, comemorou Stefanie.

Em novembro, a Mostra Científica 2024 das escolas públicas estaduais abrirá uma nova categoria para acolher trabalhos de ciências humanas, linguagens e apresentações artísticas. O objetivo é expandir a possibilidade de envolvimento dos estudantes, reforçando que todas as áreas do conhecimento estão interconectadas. Estudantes que venceram as categorias da feira no ano passado compartilharam suas experiências durante a live. Anderson Thierri Vieria, um dos campeões da Mostra Científica de 2023, possui deficiência visual e utilizou a oportunidade para colocar em prática um projeto de acessibilidade.

“A minha intenção era criar um loja de aplicativos que pudesse facilitar quem tem deficiência visual na hora de fazer os downloads dos apps, ajudando a ter mais autonomia. Tive o apoio de todos os professores, gostei muito”, disse.

A imagem mostra um grupo de estudantes, enfileirados no palco do evento Nossa Hora. Ao fundo, está um telão com os dizeres Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais do RS.

Anderson Thierri Vieria, aluno da Rede Estadual, venceu a Mostra Científica de 2023 com projeto de acessibilidade - Foto: Gustavo Perez / ASCOM Seduc

“Temos uma rede talentosa, tanto os professores quanto os estudantes. Qualquer grupo, seja de ciência, esporte, cultura, redação ou projeto comunitário, que tiver reconhecimento, a Seduc banca as despesas da viagem e dos acompanhantes. Com essa possibilidade aberta, mandamos estudantes para vários países”, reforçou Raquel.

Para finalizar, a Seduc anunciou uma grande celebração de encerramento do ano letivo em Porto Alegre, que irá reconhecer e homenagear os estudantes e professores que se destacaram ao longo de 2024. Segundo Raquel, a cerimônia será uma forma de agradecer pelo esforço em um ano cheio de desafios.