Tocantins
05.07.2019Presente na solenidade de lançamento da campanha de prevenção à automutilação e suicídio de crianças e adolescentes, nesta quinta-feira, 4, a secretária de Estado da Educação Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, defendeu a importância de ações que favoreçam o protagonismo juvenil.
A campanha faz parte do Projeto Cultura MP, do Ministério Público Estadual, desenvolvido desde 2018 e utilizando o Hip-Hop como instrumento de interlocução com criança e adolescentes. O projeto também visa mobilizar e sensibilizar a sociedade para promoção da saúde mental.
"No Estado temos o Observatório dos Adolescentes, iniciativa que busca promover o protagonismo juvenil entre os estudantes por meio de palestras. Também temos as disciplinas eletivas, como a Projeto de Vida, que são trabalhadas nas escolas que integram o Programa Jovem em Ação e que ajudam os alunos a pensarem no que querem para o futuro. A campanha lançada hoje também tem esse aspecto que é colocar jovens para falarem com jovens", destacou Adriana Aguiar.
À frente do Projeto, a promotora de Justiça da 21° promotoria da Capital, Zenaide Aparecida da Silva, destacou que nos próximos meses a campanha será ampliada. "Não basta ter força para sair da depressão é preciso tratar e a comunidade precisa estar consciente disso. Até setembro, vamos lançar materiais para ser disseminados", ressaltou.
Para Júlia Alburquerque, da ONG Unidos por um Mundo Melhor, a aposta no Hip-Hop é extremamente positiva. "Nossa meta é ajudar o maior número de pessoas para a prevenção do suicídio. O Hip-Hop é uma importante ferramenta de expressão jovem. Acredito que quando jovens falam para jovens o impacto é muito maior", defendeu.