Estudante da rede estadual do Amapá é aprovado na Universidade Federal Fluminense

Amapá

31.01.2025

Mais uma vez, a educação pública do Amapá mostra seu potencial como formadora de cidadãos e impulsionadora de sonhos. Jilmario Ryan Maciel da Silva, de 18 anos, que concluiu o seu ensino médio em 2024 na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, em Santana, foi aprovado no curso de engenharia mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro.

“A engenharia mecânica é um sonho para mim porque sempre fui fissurado pelo ramo automotivo. Carros, caminhões, aeronaves, motos e também jogos sobre isso sempre me interessaram. Então, pensei: ‘por que não ser mecânico daquilo que eu gosto?’”, explica Jilmario.

Segundo o novo calouro, os três anos que passou no ensino integral o ajudaram a traçar o caminho até o seu objetivo, com suporte de toda a comunidade escolar e seu próprio esforço em estudar o que era necessário para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior em todo o país.

“A preparação para esse processo seletivo foi muito difícil e cansativo porque a UFF se destaca, e o ramo que escolhi é muito concorrido, mas agora está sendo muito gratificante. A escola e os professores me ajudaram, me orientando e me ajudando com o Enem, minha família também me apoiou bastante, e eu só tenho a agradecer”, afirma Jilmario.

 

Jilmario Ryan Maciel da Silva estudou durante toda a vida em escolas públicas do Amapá
Créditos: Arquivo Pessoal 

 

O diretor da Escola Estadual Alberto Santos Dumont, Tercio Correa, comemorou o resultado junto aos profissionais da instituição e da família, como uma conquista coletiva da educação pública amapaense.

“Quando a gente observa a trajetória e o esforço do aluno que desde as primeiras séries esteve numa escola pública, vemos o quão importante é o nosso trabalho para eles. O incentivo, a execução do projeto de vida deles, seus sonhos e todo o investimento que é feito na escola, somado ao esforço do estudante, vemos que a escola pública é sim o melhor caminho para muitos”, diz o diretor.

Após sua aprovação, divulgada pela UFF na última terça-feira, 28, Jilmario e sua família estão preparando toda a documentação necessária para a viagem e a matrícula na universidade. Durante o período de graduação, ele irá morar com uma tia que já reside no Rio, e seguirá com o apoio de sua família.

“Essa nova jornada já está sendo ‘puxada’, diferente de tudo que já experimentei, mas eu penso que serão cinco anos da minha vida dedicados às coisas que eu amo”, comenta Jilmario, empolgado com a nova etapa de vida.

Por Joyce Batista